Faz anos que estou para resenhar esse livro, mas agora o assunto veio \u00e0 tona, n\u00e3o s\u00f3 por causa do Coronav\u00edrus, mas principalmente por conta do curso de coolhunting<\/em> que estou fazendo. <\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o vamos l\u00e1!<\/p>\n\n\n\n \u201cDer tipping point: wie kleine dinge grosses bewirken k\u00f6nnen<\/em><\/strong>\u201d (tradu\u00e7\u00e3o livre: \u201cO ponto de inflex\u00e3o: como pequenas coisas podem causar grandes efeitos\u201d), de Malcolm Gladwell, discute como \u00e9 que as epidemias se formam, ou seja, como as coisas viralizam (para o bem e para o mal).<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n Ele come\u00e7a dizendo que Tipping point<\/em> \u00e9 uma biografia de uma ideia simples: o que faz com que um livro vire um best seller, que adolescentes comecem a fumar mais ou o fen\u00f4meno da propaganda boca-a-boca, \u00e9 o princ\u00edpio da epidemia. As ideias, h\u00e1bitos e mensagens se espalham como se fossem um v\u00edrus. Tipping point<\/em> (ou momento da inflex\u00e3o) \u00e9 quando a epidemia toma um volume que muda tudo; \u00e9 o momento em que a \u00e1gua ferve.<\/p>\n\n\n\n Ele apresenta os tr\u00eas princ\u00edpios ou regras para uma epidemia acontecer:<\/p>\n\n\n\n Malcolm se utiliza do Princ\u00edpio de Pareto<\/strong> para explicar o fen\u00f4meno pelo qual poucas pessoas conseguem influenciar tantas outras. O Princ\u00edpio de Pareto (no livro ele chama de Princ\u00edpio 80\/20) diz que 80% das consequ\u00eancias resultam de 20% das causas. Por exemplo: 20% dos\u00a0bebedores de cerveja s\u00e3o respons\u00e1veis por 80% do consumo; 20% dos criminosos s\u00e3o respons\u00e1veis por 80% dos crimes; 20% dos clientes s\u00e3o respons\u00e1veis por 80% do lucro das empresas.<\/p>\n\n\n\n Essas poucas pessoas que t\u00eam tanto poder para influenciar os resultados, s\u00e3o divididos pelo autor em tr\u00eas grupos:<\/p>\n\n\n\n CONECTORES<\/strong>: S\u00e3o aquelas pessoas que t\u00eam muitos contatos, conhecem todo mundo. Gladwell fala sobre o poder do boca-a-boca na viraliza\u00e7\u00e3o de ideias e not\u00edcias.<\/p>\n\n\n\n CONHECEDORES<\/strong>: S\u00e3o os especialistas, os peritos, as pessoas que buscam informa\u00e7\u00e3o o tempo inteiro. S\u00e3o os acumuladores de conhecimento de todo o tipo. Por exemplo: aquela pessoa que fica procurando o melhor pre\u00e7o de um produto para comprar. A\u00ed ela encontra, orgulhosa, uma verdadeira pechincha. Essa pessoa costuma compartilhar a descoberta com os amigos pr\u00f3ximos. Se um deles for um conector, h\u00e1 boas chances da coisa viralizar.<\/p>\n\n\n\n VENDEDORES<\/strong>: Esse terceiro tipo de pessoa \u00e9 muito importante, pois \u00e9 quem investe energia para convencer as pessoas a adotar novos pontos de vista que n\u00e3o s\u00e3o os usuais.<\/p>\n\n\n\n Gladwell esclarece que as pessoas podem exercer mais de um papel ao mesmo tempo para disseminar uma ideia. Por exemplo: a pessoa pode ser um conector e um conhecedor; com a ajuda de um vendedor, consegue fazer um produto, ideia ou not\u00edcia viralizar.<\/p>\n\n\n\n H\u00e1 in\u00fameros fatores que fazem com que uma ideia cole na cabe\u00e7a das pessoas e alguns elementos s\u00e3o conhecidos dos publicit\u00e1rios e desenvolvedores de produtos de massa. Aquela m\u00fasica que voc\u00ea n\u00e3o consegue parar de cantarolar, aquela pesquisa para determinar o que emociona o espectador. Tem muito estudo para tentar descobrir a f\u00f3rmula. Mas, em alguns casos, esses elementos s\u00e3o imprevis\u00edveis e surpreendentes.<\/p>\n\n\n\n Ela cita, como exemplo, todo o cuidado e desenvolvimento do programa infantil Vila S\u00e9samo, fruto de muita pesquisa e adapta\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n O ambiente precisa estar favor\u00e1vel para que uma \u201cmoda\u201d pegue. Por exemplo; o n\u00famero de agress\u00f5es racistas aumenta quando os agressores se sentem seguros e acompanhados nas a\u00e7\u00f5es, seja por influenciadores nas lideran\u00e7as, seja por pessoas pr\u00f3ximas. <\/p>\n\n\n\n O comportamento pode mudar completamente, inibindo as agress\u00f5es, se houver uma mudan\u00e7a de ambiente. \u00c9 o caso do bullying<\/em> na escola, por exemplo, ou regi\u00f5es da cidade com maior \u00edndice de criminalidade do que outras.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Resumindo: o sucesso estrondoso da dissemina\u00e7\u00e3o de algo \u00e9 uma combina\u00e7\u00e3o rara de fatores: as pessoas certas envolvidas, uma ideia que realmente \u201cpegue” e \u201cgrude” na cabe\u00e7a do povo e o ambiente prop\u00edcio para tudo isso acontecer. <\/p>\n\n\n\n Vale para doen\u00e7as, explos\u00e3o de seguidores de influencers, sucesso na venda de produtos ou ideias\/conceitos que se tornam consenso.<\/p>\n\n\n\n No livro, Malcolm detalha cada uma das regras e dos grupos de influenciadores; conta casos, da exemplos diversos e muito interessantes. E fala tamb\u00e9m do fen\u00f4meno da tradu\u00e7\u00e3o: quando uma ideia vai se simplificando e se adaptando at\u00e9 ter o formato ideal para viralizar.<\/p>\n\n\n\n Pessoalmente n\u00e3o gosto do estilo da escrita do Malcolm Gladwell; acho o autor confuso e pouco did\u00e1tico. Ele mistura as ideias, desvia do assunto, insere hist\u00f3rias longas e e \u00e9 dif\u00edcil fazer um desenho na mente; \u00e0s vezes \u00e9 preciso reler um trecho depois de um tempo para entender o que tinha a ver com o pr\u00f3ximo tema. <\/p>\n\n\n\n Penso ser um esfor\u00e7o desnecess\u00e1rio para entender as ideias dele, que, a meu ver, s\u00e3o brilhantes. S\u00f3 por isso continuo teimando\u2026rs<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Resenha do livro Tipping Point, de Malcolm Gladwell. <\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":26058,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[23,50,27,25,35,60,57,49,39],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/05\/IMG_9885.jpeg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26057"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=26057"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26057\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":26630,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26057\/revisions\/26630"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/26058"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=26057"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=26057"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=26057"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}1. Lei dos poucos<\/h3>\n\n\n\n
2. O fator fixa\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n
3. O poder do contexto<\/h3>\n\n\n\n
Conclus\u00f5es<\/strong><\/h2>\n\n\n\n