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{"id":26155,"date":"2020-08-24T14:16:28","date_gmt":"2020-08-24T17:16:28","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=26155"},"modified":"2020-08-24T14:16:36","modified_gmt":"2020-08-24T17:16:36","slug":"o-futuro-da-educacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/o-futuro-da-educacao\/","title":{"rendered":"O futuro da educa\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n

Por causa da demanda de palestras online, principalmente de empresas da \u00e1rea de educa\u00e7\u00e3o, venho me dedicando a estudar o assunto com mais cuidado e interesse.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A quest\u00e3o \u00e9 que estamos \u00e0s portas da quarta revolu\u00e7\u00e3o industrial, e o modelo educacional continua estagnado na segunda<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

Veja se n\u00e3o \u00e9: a primeira revolu\u00e7\u00e3o industrial aconteceu com a inven\u00e7\u00e3o da m\u00e1quina a vapor e as primeiras f\u00e1bricas; a segunda revolu\u00e7\u00e3o implementou a linha de produ\u00e7\u00e3o e o fordismo; a terceira tratou de automatizar essas linhas com rob\u00f4s e m\u00e1quinas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A quarta est\u00e1 trazendo a intelig\u00eancia artificial como um assistente poderoso para trabalhos complexos<\/strong> (e se educa\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 um trabalho complexo, o que seria?) permitindo a customiza\u00e7\u00e3o em escala. Mas o que \u00e9 isso?\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Significa que, se voc\u00ea quiser comprar um carro, voc\u00ea pode praticamente desenh\u00e1-lo no aplicativo da loja (mudar a cor de bancos, retirar ou colocar opcionais, etc) e receb\u00ea-lo de acordo com seus desejos. As lojas virtuais fazem sugest\u00f5es de produtos de acordo com seu hist\u00f3rico de compra. Uma academia de gin\u00e1stica pode construir uma s\u00e9rie de exerc\u00edcios especialmente para voc\u00ea e suas necessidades. Um aplicativo de entrega de comida pode selecionar s\u00f3 as op\u00e7\u00f5es que respeitam a sua dieta. As redes sociais escolhem as propagandas que v\u00e3o aparecer para voc\u00ea, de acordo com o seu perfil. Enfim, voc\u00ea pegou a ideia: a intelig\u00eancia artificial permite que milh\u00f5es de pessoas sintam-se especiais e tenham atendimento exclusivo e customizado, sem perda de tempo e a um pre\u00e7o acess\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

Mas por que com a educa\u00e7\u00e3o ainda estamos como nas linhas de produ\u00e7\u00e3o antigas da segunda revolu\u00e7\u00e3o? Observe: os alunos ainda s\u00e3o formados em escala, como se fossem produtos fabricados em s\u00e9rie<\/strong>. Nenhum tipo de customiza\u00e7\u00e3o acontece: o professor vai l\u00e1 na frente recitar a mat\u00e9ria padronizada dos curr\u00edculos independente do interesse, capacidade e desejo de cada um.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A avalia\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m \u00e9 em escala industrial, sem considerar as especificidades pr\u00f3prias de cada indiv\u00edduo. Todos t\u00eam que decorar os mesmos textos, ler os mesmos livros, fazer provas iguais, ficar sentados em sil\u00eancio por horas durante uma das fases mais instigantes da vida.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

E n\u00e3o, simplesmente fazer a mesma coisa usando o Zoom<\/em> n\u00e3o \u00e9 revolucionar a educa\u00e7\u00e3o e traz\u00ea-la para a revolu\u00e7\u00e3o 4.0. Reproduzir o modelo tradicional \u00e9 s\u00f3 mais do mesmo, s\u00f3 que de um jeito mais desconfort\u00e1vel e cansativo para todos os envolvidos.<\/p>\n\n\n\n

Segundo Joel Rose, co-fundador do projeto New Classrooms<\/em><\/strong>, o que costuma acontecer numa sala padr\u00e3o de 30 alunos \u00e9 que os tr\u00eas mais brilhantes ficar\u00e3o entediados, os 10 com perfil menos acad\u00eamico ficar\u00e3o completamente perdidos (e talvez optem por se distrair fazendo travessuras) e o restante tentar\u00e1 se adaptar de alguma maneira, com a ajuda dos pais ou algum tipo de incentivo. V\u00e1rios se perder\u00e3o irremediavelmente no processo. E olha que eles est\u00e3o falando de uma turma m\u00e9dia, em uma escola sem muitos problemas estruturais ou sociais. <\/p>\n\n\n\n

O mais dram\u00e1tico disso \u00e9 que, quando essas crian\u00e7as sa\u00edrem da escola, ter\u00e3o que lidar n\u00e3o apenas com a intelig\u00eancia artificial, mas a customiza\u00e7\u00e3o de praticamente tudo, num mundo que absolutamente nada tem a ver com a rotina da ultrapassada \u00e0 que eles foram for\u00e7ados a se adaptar.<\/p>\n\n\n\n

A sugest\u00e3o dos autores de \u201cWhat to do when machines do everything<\/em>\u201d* \u00e9 justamente customizar a educa\u00e7\u00e3o conforme a necessidade dos estudantes com a ajuda da tecnologia e a participa\u00e7\u00e3o precios\u00edssima e indispens\u00e1vel dos professores, mas num modelo completamente diferente.<\/p>\n\n\n\n

No modelo New Classrooms<\/em>, lan\u00e7ado em 2011, as escolas t\u00eam ambientes parecidos com os que a gente v\u00ea em salas de leitura de bibliotecas; um local onde os jovens possam ler, assistir v\u00eddeos, conversar, trabalhar em equipe, testar ideias, enfim, construir conhecimento. <\/p>\n\n\n\n

Numa turma com tamanho variando entre 60 e 80 crian\u00e7as, haveria algo entre 2 e 6 professores sempre acompanhando o trabalho delas simultaneamente, al\u00e9m de uma equipe de apoio.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Os estudantes usam tablets ou laptops e dividem-se em grupos entre 5 e 20, dependendo do tema e da atividade. Eles trabalham em diferentes modalidades e v\u00e3o se deslocando entre as \u201cesta\u00e7\u00f5es” de ensino. Em algumas os estudantes colaboram em times, em outras conversam com o professor.  Nas esta\u00e7\u00f5es, os professores interagem com os grupos, respondem quest\u00f5es, lan\u00e7am desafios ou colocam novas perguntas. Depois de cada intera\u00e7\u00e3o, o grupo se desloca para a pr\u00f3xima esta\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Todas as li\u00e7\u00f5es s\u00e3o online e corrigidas e analisadas por um programa de intelig\u00eancia artificial. No dia seguinte, de acordo com o resultado de cada aluno, tanto ele como seu professor recebem a lista de atividades necess\u00e1rias para que sejam refor\u00e7adas as partes que ainda n\u00e3o est\u00e3o claras e as outras tarefas que v\u00e3o encaminhar seu progresso. Todo dia um programa de aula novo e customizado \u00e9 constru\u00eddo para cada aluno.<\/p>\n\n\n\n

O bom \u00e9 que fica claro que o professor jamais poder\u00e1 ser substitu\u00eddo, pois ele continua sendo a principal refer\u00eancia no processo. Mas deixando as tarefas rotineiras para as m\u00e1quinas, ele consegue ser o que realmente deveria: um mentor<\/strong> e um curador de conte\u00fados<\/strong>, algu\u00e9m que orienta de verdade o aluno no caminho do aprendizado.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 uma primeira tentativa que com certeza ainda pode evoluir bastante, e h\u00e1 v\u00e1rios experimentos testando modelos semelhantes ou com varia\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 claro que a tecnologia n\u00e3o est\u00e1 dispon\u00edvel para todos, principalmente nos pa\u00edses em desenvolvimento (e nem vou comentar o tanto que a educa\u00e7\u00e3o no Brasil, que j\u00e1 sofria de problemas estruturais ser\u00edssimos, est\u00e1 sendo destru\u00edda sem nenhum projeto plaus\u00edvel para colocar no lugar), mas j\u00e1 passou do tempo de come\u00e7ar a mudan\u00e7a.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

O futuro n\u00e3o espera e pobres dos pa\u00edses que n\u00e3o est\u00e3o se preparando para ele tendo a educa\u00e7\u00e3o como prioridade m\u00e1xima.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

_________________________________<\/p>\n\n\n\n

* Livro citado: FRANK, Malcolm; ROEHRIG, Paul e PRING Ben. \u201cWhat to do when machines do everything<\/em>\u201d. New Jersey: Weley. 2017.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Resenha de um trecho do livro “O que fazer quando as m\u00e1quinas fizerem tudo”.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":26156,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,95,46,23,35,60,57,79,49,99,110],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/08\/IMG_4218.jpeg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26155"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=26155"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26155\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":26157,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/26155\/revisions\/26157"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/26156"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=26155"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=26155"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=26155"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}