Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":3023,"date":"2009-10-12T18:29:48","date_gmt":"2009-10-12T21:29:48","guid":{"rendered":"http:\/\/ligiafascioni.com.br\/blog\/?p=3023"},"modified":"2009-10-12T18:29:48","modified_gmt":"2009-10-12T21:29:48","slug":"excelencia-pitbull","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/excelencia-pitbull\/","title":{"rendered":"Excel\u00eancia Pitbull"},"content":{"rendered":"
\"Ilustra\u00e7\u00e3o:<\/a>
Ilustra\u00e7\u00e3o: Marcos Guilherme<\/figcaption><\/figure>\n

Spam \u00e9 uma chatea\u00e7\u00e3o na vida da gente, mas, dependendo do enfoque, pode virar divers\u00e3o ou mesmo tema de coluna quando a gente est\u00e1 sem assunto. Pois essa semana recebi um e-mail n\u00e3o solicitado com um design de dar dor de cabe\u00e7a me convidando para um curso imperd\u00edvel. Eles prometiam que, se eu aceitasse o convite, poderia me tornar uma super-mega-master vendedora pitbull.
\n
\n<\/p>\n

Deus me livre de uma coisa dessas. Adoro cachorros (inclusive pitbulls), mas sei bem que n\u00e3o \u00e9 a docilidade e meiguice canina que eles est\u00e3o mirando. S\u00e3o os dentes fortes e os m\u00fasculos poderosos para atacar a qualquer momento e conseguir o que querem. Nesse caso, o cliente \u00e9 um mero detalhe, que s\u00f3 existe para ajudar o tal vendedor a cumprir a meta do m\u00eas. Certeza.<\/p>\n

Vamos l\u00e1: profissional competente, seja vendedor, neurocirurgi\u00e3o ou guardador de carros, sustenta sua excel\u00eancia sobre um trip\u00e9: o conhecimento<\/strong> (que qualquer um precisa ter da profiss\u00e3o que escolheu para ganhar a vida, al\u00e9m da cultura geral); a habilidade<\/strong> (que a gente precisa ter para colocar as coisas em pr\u00e1tica e fazer acontecer); e a atitude<\/strong> (a maneira como a pessoa se posiciona e se comporta no mercado).<\/p>\n

A atitude \u00e9 o que faz a diferen\u00e7a num mundo onde o conhecimento e a habilidade est\u00e3o acess\u00edveis a qualquer um; \u00e9 sua vis\u00e3o do mundo, seus valores, suas cren\u00e7as e o que voc\u00ea faz com o que aprendeu a fazer. Profissional com atitude excelente est\u00e1 focado em entregar valor para o seu cliente<\/strong>.<\/p>\n

Beleza essa hist\u00f3ria de \u201centregar valor para o cliente\u201d, mas se eu sou oper\u00e1rio e trabalho numa f\u00e1brica, sem nenhum contato com o cliente? E se sou estudante? E se eu trabalho como zelador em um pr\u00e9dio e n\u00e3o vendo nada?<\/p>\n

\u00c9 o seguinte: cliente \u00e9 todo mundo que interage com voc\u00ea e remunera seu trabalho<\/strong> (trabalho= capacidade de provocar mudan\u00e7a) de alguma maneira<\/strong> (nem sempre com dinheiro). Ent\u00e3o, se voc\u00ea \u00e9 oper\u00e1rio, o seu patr\u00e3o \u00e9 seu maior cliente (ele compra quase todas as suas horas \u00fateis). Mas n\u00e3o apenas isso \u2014 se voc\u00ea prestar bem aten\u00e7\u00e3o, vai notar que seus colegas tamb\u00e9m s\u00e3o seus clientes (voc\u00eas trocam favores, n\u00e3o \u00e9?). Se voc\u00ea \u00e9 casado, seu c\u00f4njuge \u00e9 seu cliente (a intera\u00e7\u00e3o entre voc\u00eas provoca mudan\u00e7as e traz recompensas para ambos; se n\u00e3o \u00e9 o caso, melhor pedir demiss\u00e3o). Assim, praticamente todo mundo com quem a gente convive pode ser considerado nosso cliente.<\/p>\n

Os clientes, como as pessoas, s\u00e3o diferentes, t\u00eam necessidades distintas e precisam ser tratados com prioridades diversas. Mas conv\u00e9m n\u00e3o esquecer que s\u00e3o todos clientes e merecem, em algum grau, receber o valor que voc\u00ea tem para entregar.<\/p>\n

Se voc\u00ea est\u00e1 ciente da sua miss\u00e3o profissional, de entregar valor, estar\u00e1 sempre observando o ambiente em busca de oportunidades que possam satisfazer seu cliente antes mesmo que ele se d\u00ea conta da necessidade. \u00c9 o balconista que percebe que voc\u00ea est\u00e1 com pressa e faz tudo bem rapidinho; o anfitri\u00e3o que orienta o gar\u00e7om a colocar um copo cheio na sua m\u00e3o assim que seu amea\u00e7a se esvaziar; a companhia de seguros que faz o mec\u00e2nico levar um lanche para o cliente nas miss\u00f5es de socorro; o hotel que inclui um bombom de boas-vindas sobre a cama; e por a\u00ed vai.<\/p>\n

O profissional excelente entende bem o conceito de sustentabilidade \u2013 n\u00e3o adianta faturar uma fortuna esse m\u00eas, se no pr\u00f3ximo terei gerado uma demanda que n\u00e3o tenho condi\u00e7\u00f5es de atender. O valor para o cliente precisa ser sustent\u00e1vel para todas as partes envolvidas.<\/p>\n

Outra quest\u00e3o importante a se destacar \u00e9 que ser excelente n\u00e3o implica necessariamente em ter dinheiro para investir; trata-se mais de olhar com os olhos do cliente, colocar-se no lugar dele, ouvir atentamente, perceber entrelinhas, interessar-se por algo que n\u00e3o seja seu pr\u00f3prio umbigo. Pensar sobre o que teria valor para o outro, no que o faria encantar-se, o que lhe roubaria um sorriso.<\/p>\n

C\u00e3es s\u00e3o maravilhosos para entregar valor, mestres em encantar e adivinhar nossas necessidades. Mas um vendedor pitbull eu n\u00e3o quero ser n\u00e3o. Se \u00e9 para entregar valor, prefiro mais um labrador ou um querido vira-lata.<\/p>\n

E auau<\/em> para os spams.<\/p>\n

L\u00edgia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Spam \u00e9 uma chatea\u00e7\u00e3o na vida da gente, mas, dependendo do enfoque, pode virar divers\u00e3o ou mesmo tema de coluna quando a gente est\u00e1 sem assunto. Pois essa semana recebi um e-mail n\u00e3o solicitado com um design de dar dor de cabe\u00e7a me convidando para um curso imperd\u00edvel. Eles prometiam que, se eu aceitasse o […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":3024,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,24,35],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3023"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3023"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3023\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3023"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3023"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3023"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}