<\/a><\/p>\n T\u00e1 bom, vou s\u00f3 engrossar o coro: achei que essa marca gr\u00e1fica da copa de 2014 ficou amadora. Como disse o Alexandre Wollner, um dos maiores designers do pa\u00eds, parece algu\u00e9m escondendo o rosto de vergonha. Tamb\u00e9m rolou uma piadinha que parecia o Chico Xavier psicografando um livro. J\u00e1 vi at\u00e9 algu\u00e9m comentar que \u00e9 uma m\u00e3o acariciando uma boa bunda brasileira ou uma met\u00e1fora para dizer que est\u00e1 todo mundo “metendo a m\u00e3o”. Enfim, penso que mais do que a quest\u00e3o est\u00e9tica, o maior problema \u00e9 a gama de interpreta\u00e7\u00f5es engra\u00e7adinhas (e n\u00e3o necessariamente desejadas) que o projeto favorece. O pessoal da ag\u00eancia Africa<\/a> deixou a bola quicar (n\u00e3o pude resistir ao trocadilho infame) e o povo est\u00e1 chutando mesmo.<\/p>\n O que ser\u00e1 que est\u00e1 acontecendo? Uma nova tend\u00eancia est\u00e9tica no design ou apenas incompet\u00eancia mesmo? Se fosse s\u00f3 aqui no Brasil eu at\u00e9 entenderia, mas lembrando a marca que vai representar Londres nas Olimp\u00edadas de 2012 (que n\u00e3o \u00e9 nem um pouco melhor que a nossa) d\u00e1 at\u00e9 vontade de chorar..<\/p>\n