Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":6211,"date":"2010-07-29T20:54:10","date_gmt":"2010-07-29T23:54:10","guid":{"rendered":"http:\/\/ligiafascioni.com.br\/blog\/?p=6211"},"modified":"2010-07-29T20:54:10","modified_gmt":"2010-07-29T23:54:10","slug":"8-dicas-para-contratar-um-designer","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/8-dicas-para-contratar-um-designer\/","title":{"rendered":"8 dicas para contratar um designer"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

<\/a>Assino v\u00e1rias newsletters de sites de design, mas nem sempre consigo dar conta de ler tudo. Mas na semana passada recebi um texto da Before&After Magazine<\/a> que achei interessante compartilhar aqui. Um amigo do designer John McWade<\/strong> pediu para que ele lhe desse algumas dicas de pontos que deveriam ser levados em considera\u00e7\u00e3o na contrata\u00e7\u00e3o de um profissional. Segue, abaixo, uma tradu\u00e7\u00e3o livre (o texto original est\u00e1 aqui<\/a>).<\/p>\n

****<\/p>\n

1) Paix\u00e3o, vis\u00e3o e automotiva\u00e7\u00e3o.<\/strong> Sem essas qualidades, voc\u00ea estar\u00e1 arrastando uma pedra. Voc\u00ea precisa de algu\u00e9m com quem compartilhar a sua vis\u00e3o. Nada pior do que um designer tipo “o que voc\u00ea quer que eu fa\u00e7a agora?<\/em>“. Bem, existe sim. Algu\u00e9m melindroso e confuso tamb\u00e9m.<\/p>\n

2) Vocabul\u00e1rio<\/strong>. Um l\u00edder criativo deve ser capaz de articular o que est\u00e1 acontecendo e porqu\u00ea, em linguagem que voc\u00ea e seu staff<\/em> possam entender. Se voc\u00ea come\u00e7ar a escutar termos vagos como “pop<\/em>” e “impacto<\/em>“, fa\u00e7a-o explicar o que isso significa. Procure ouvir algo como “se n\u00f3s fizermos A e B, podemos esperar C<\/em>“. Isso n\u00e3o \u00e9 trivial.<\/p>\n

3) Intelig\u00eancia inquisitiva<\/strong>. Procure por algu\u00e9m curioso acerca de tudo e que aborde a vida com senso de deslumbramento. Similarmente, quero algu\u00e9m que invista tempo para aprender sobre minha empresa e quais as quest\u00f5es s\u00e3o importantes.<\/p>\n

<\/p>\n

4) Boas compet\u00eancias conceituais<\/strong>. Existem muitas maneiras de conseguir qualquer objetivo de design definido. Compet\u00eancias conceituais encontram justamente aquelas novas e interessantes. Voc\u00ea pode criar uma situa\u00e7\u00e3o hipot\u00e9tica e pedir para ele apontar tr\u00eas caminhos poss\u00edveis. Prepare-se para sair de sua caixa; os melhores conceitos s\u00e3o, muitas vezes, n\u00e3o reconhec\u00edveis logo de cara.<\/p>\n

5) Portf\u00f3lio<\/strong>. Com ele voc\u00ea ir\u00e1 saber em 15 segundos o n\u00edvel de compet\u00eancia de um designer. Compare o que voc\u00ea considera excelente com o que o sujeito est\u00e1 lhe mostrando e n\u00e3o se comprometa. Se ele estiver abaixo da linha que voc\u00ea est\u00e1 procurando, encerre polidamente a entrevista e continue a busca.<\/p>\n

6) Projetos<\/strong>. Se voc\u00ea observar v\u00e1rios trabalhos \u00fanicos, n\u00e3o importa o qu\u00e3o atrativos sejam, eles n\u00e3o lhe dir\u00e3o muito. A maioria dos designers pode criar pe\u00e7as muito interessantes. Procure projetos completos – websites, material impresso e sinaliza\u00e7\u00e3o, por exemplo, que tenham uma identidade comum e cujo prop\u00f3sito seja claro. Esse \u00e9 o tipo de trabalho mais dif\u00edcil de visualizar, organizar e executar.<\/p>\n

7) Experi\u00eancias no mundo real<\/strong>. A \u00eanfase aqui \u00e9 no “real”. Sempre pergunte sob que condi\u00e7\u00f5es o projeto foi concebido. Como o designer interagiu com o cliente? Qual era o papel de cada um? Qual era o limite de tempo? Revis\u00f5es? Or\u00e7amento? Pe\u00e7as fant\u00e1sticas no portf\u00f3lio s\u00e3o menos desej\u00e1veis do que bons projetos feitos sob condi\u00e7\u00f5es reais. Se voc\u00ea encontrar ambos, comemore!<\/p>\n

8) Compet\u00eancias em produ\u00e7\u00e3o<\/strong>. O designer precisar\u00e1 conhecer bem os processos produtivos ou saber quem os conhece para contrat\u00e1-los. Nada ir\u00e1 faz\u00ea-lo mais lento do que n\u00e3o estar apto a fazer as coisas que voc\u00ea quer que aconte\u00e7am acontecerem. Ent\u00e3o, \u00e9 melhor algu\u00e9m que entenda de tipografia do que algu\u00e9m que s\u00f3 saiba digitar. Da mesma maneira, \u00e9 prefer\u00edvel algu\u00e9m que entenda c\u00f3digos de programa\u00e7\u00e3o para web do que algu\u00e9m que saiba apenas usar o Dreamweaver<\/em>.<\/p>\n

<\/strong><\/p>\n

Notas diversas:<\/strong><\/p>\n

<\/strong><\/p>\n

* \u00c9 imprescind\u00edvel que as personalidades sejam compat\u00edveis. Nunca contrate algu\u00e9m assumindo que ele ir\u00e1 mudar ou voc\u00ea conseguir\u00e1 mud\u00e1-lo.<\/p>\n

* Se voc\u00eas dois se entenderam bem, uma boa id\u00e9ia \u00e9 estabelecer um per\u00edodo de experi\u00eancia. \u00c9 que a pessoa pode ser qualificada e compat\u00edvel, mas por alguma outra raz\u00e3o pode n\u00e3o fazer o trabalho bem feito, seja por uma quest\u00e3o de ritmo, estilo ou algum mal-entendido. Seja como for, d\u00ea-se ao menos 90 dias para experimentar. Trabalhos criativos v\u00eam de amor, paix\u00e3o e relacionamentos. E isso n\u00e3o pode ser falso.<\/p>\n

* Considere a possibilidade de contratar e trabalhar a dist\u00e2ncia. O tipo de trabalho que um designer faz \u00e9 perfeito para isso. J\u00e1 trabalhei com designers por 20 anos sem nunca ter me encontrado pessoalmente com eles.<\/p>\n

* \u00daltima coisa: N\u00e3o fa\u00e7a quest\u00e3o de um diploma de gradua\u00e7\u00e3o. Apenas metade dos designers que contratei at\u00e9 hoje tinham gradua\u00e7\u00e3o. A diferen\u00e7a nas compet\u00eancias \u00e9 bastante sutil. Minha experi\u00eancia pessoal \u00e9 que as pessoas que n\u00e3o possuem diploma tendem a ser mais disciplinadas no seu trabalho.<\/p>\n

E, como tudo na vida, sempre h\u00e1 exce\u00e7\u00f5es.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Assino v\u00e1rias newsletters de sites de design, mas nem sempre consigo dar conta de ler tudo. Mas na semana passada recebi um texto da Before&After Magazine que achei interessante compartilhar aqui. Um amigo do designer John McWade pediu para que ele lhe desse algumas dicas de pontos que deveriam ser levados em considera\u00e7\u00e3o na contrata\u00e7\u00e3o […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":6212,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,26,35],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6211"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=6211"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6211\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=6211"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=6211"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=6211"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}