Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":7023,"date":"2010-12-05T21:33:35","date_gmt":"2010-12-06T00:33:35","guid":{"rendered":"http:\/\/ligiafascioni.com.br\/blog\/?p=7023"},"modified":"2010-12-05T21:33:35","modified_gmt":"2010-12-06T00:33:35","slug":"da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa\/","title":{"rendered":"Ser\u00e1 que d\u00e1 para fazer o redesign da identidade corporativa?"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Fotografia: Studio Furia<\/figcaption><\/figure>\n

O que mais se v\u00ea por a\u00ed, hoje em dia, \u00e9 gente prometendo turbinar os neg\u00f3cios e aumentar lucros com uma f\u00f3rmula simples: redesenhar a identidade corporativa de sua empresa.<\/p>\n

Se voc\u00ea topou o desafio, provavelmente o que vai ser proposto \u00e9 nada menos que revolucionar completamente sua marca gr\u00e1fica*. Os argumentos n\u00e3o variam muito: a atual \u00e9 muito sem gra\u00e7a, pouco inovadora e j\u00e1 est\u00e1 datada. H\u00e1 que se tentar uma solu\u00e7\u00e3o mais moderna, com mais recursos, mais afinada com as tend\u00eancias.<\/p>\n

Os “especialistas” chamam esse sofisticado processo de “redesign da identidade corporativa<\/em>“. Eles explicam que v\u00e3o fazer para voc\u00ea um desenho arrojado, inovador e muito criativo que vai diferenciar sua empresa de todas as outras. V\u00e3o aplicar isso em todos os lugares e, automagicamente, a marca ser\u00e1 reconhecida e valorizada, aumentando seus lucros exponencialmente.<\/p>\n

Tudo parece fazer sentido. Contratando um servi\u00e7o desse naipe, os neg\u00f3cios s\u00f3 podem melhorar mesmo; duvidar, quem h\u00e1 de?<\/p>\n

Mas pensemos um pouco melhor. O que \u00e9 mesmo essa tal de “identidade corporativa” que vai ser redesenhada?<\/p>\n

<\/p>\n

Vamos “desmontar” a express\u00e3o e ver o que cada uma das partes significa. Identidade, segundo o dicion\u00e1rio Aulete, \u00e9 o conjunto de caracter\u00edsticas pr\u00f3prias de uma pessoa, um grupo etc. que possibilitam sua identifica\u00e7\u00e3o ou reconhecimento. Ent\u00e3o, a identidade de uma pessoa \u00e9 o conjunto de atributos que tornam essa pessoa especial e \u00fanica. J\u00e1 a palavra corporativa est\u00e1 associada \u00e0 empresa, organiza\u00e7\u00e3o, corpora\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Resumindo, a identidade corporativa \u00e9 o conjunto de caracter\u00edsticas que, combinadas, tornam uma empresa \u00fanica, como, por exemplo, se ela \u00e9 ousada, formal, racional, s\u00e9ria, bem-humorada ou preocupada com quest\u00f5es \u00e9ticas.<\/p>\n

Mas como fazer o “redesign” disso tudo? Como mudar a ess\u00eancia de uma empresa simplesmente refazendo a sua marca gr\u00e1fica?<\/p>\n

A resposta \u00e9: n\u00e3o d\u00e1.<\/p>\n

\u00c9 que marca gr\u00e1fica n\u00e3o \u00e9 sin\u00f4nimo de identidade corporativa, como muitos acreditam. A marca gr\u00e1fica e suas aplica\u00e7\u00f5es s\u00e3o a identidade visual<\/em>; o que \u00e9 totalmente diferente de identidade corporativa.<\/p>\n

Pense numa pessoa: ela tem um nome, um corpo e usa roupas. O corpo n\u00e3o \u00e9 a pessoa. O nome n\u00e3o \u00e9 a pessoa. As roupas n\u00e3o s\u00e3o a pessoa. Todos esses elementos s\u00e3o manifesta\u00e7\u00f5es f\u00edsicas da identidade, mas n\u00e3o s\u00e3o a pr\u00f3pria identidade.<\/p>\n

Se a pessoa (ou empresa) n\u00e3o se conhece bem, pode inclusive de manifestar de maneira a parecer o que n\u00e3o \u00e9, mas isso n\u00e3o muda a sua identidade. Quando a pessoa muda de roupa, muda de nome ou muda de corpo (fazendo uma pl\u00e1stica ou engordando, por exemplo), n\u00e3o muda a sua ess\u00eancia, n\u00e3o deixa de ser ela mesma apenas porque as manifesta\u00e7\u00f5es de sua identidade mudaram.<\/p>\n

Uma empresa tamb\u00e9m \u00e9 assim. Se ela tem uma postura conservadora para tomar decis\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 mudando a marca gr\u00e1fica que ela vai se tornar inovadora.<\/p>\n

Assim, antes de desenhar ou redesenhar uma marca gr\u00e1fica, a empresa precisa se conhecer profundamente. E o designer deve tentar traduzir essa ess\u00eancia usando toda a sua compet\u00eancia e talento; n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil.<\/p>\n

E tem mais: a marca gr\u00e1fica, sozinha, n\u00e3o pode tudo. O nome, o ambiente, o atendimento, os brindes, a propaganda, o website, os produtos, as pessoas, a comunica\u00e7\u00e3o interna e externa, tudo o que torna a identidade corporativa tang\u00edvel precisa colaborar.<\/p>\n

Para ficar mais claro, basta lembrar o conceito de imagem corporativa. Ao contr\u00e1rio da identidade, imagem n\u00e3o \u00e9 o que a empresa \u00e9, mas o que ela parece ser. Como a imagem est\u00e1 na cabe\u00e7a das pessoas, ningu\u00e9m tem controle absoluto sobre ela – \u00e9 poss\u00edvel, no m\u00e1ximo, influenci\u00e1-la.<\/p>\n

Uma boa met\u00e1fora \u00e9 imaginar a imagem como uma tela em branco, onde as pessoas v\u00e3o montando a imagem da empresa como se fosse um jogo de quebra-cabe\u00e7as. Quem fornece as pe\u00e7as \u00e9 a pr\u00f3pria empresa, com suas a\u00e7\u00f5es e comunica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Assim, quando um estagi\u00e1rio conta para seus amigos sobre os podres do escrit\u00f3rio, ele est\u00e1 espalhando pe\u00e7as. Um telefonema bem atendido, um an\u00fancio de revista ou um erro de portugu\u00eas num cartaz s\u00e3o pe\u00e7as que as pessoas reunem para montar a imagem. Se uma empresa contradiz sua ess\u00eancia distribuindo pe\u00e7as que n\u00e3o se encaixam, n\u00e3o apenas est\u00e1 jogando dinheiro fora, mas pagando para se prejudicar.<\/p>\n

Assim, se algum profissional lhe oferecer o redesenho da identidade corporativa de sua empresa, desconfie. Ele n\u00e3o sabe o que est\u00e1 propondo…<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Identidade corporativa e identidade visual s\u00e3o dois conceitos completamente distintos; cuidado para n\u00e3o confundi-los.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":7024,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,50,26,35,53,28,58],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7023"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=7023"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/7023\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=7023"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=7023"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=7023"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}