O design do designer

Design para leigos e especialistas

O design aparece na vida de todo mundo como sinônimo de estilo, bom gosto, e até mesmo de coisas caras. Mas será que isso é mesmo verdade? O que, afinal de contas é esse tal de design? Para fazer design tem que ter diploma? Um publicitário pode desenhar uma marca? O que o marketing tem a ver com isso tudo?

Há cerca de dois anos tenho discutido esses e outros assuntos na minha coluna semanal no site www.acontecendoaqui.com.br, especializado em comunicação e marketing. Este livro apresenta as melhores colunas e está dividido em três partes: O designer, que fala da profissão; O design, que fala da presença deste conceito no nosso dia-a-dia; e Etc, que trata de assuntos variados.

Com uma linguagem coloquial, porém, sem “achismos”, a idéia é transformar a percepção das pessoas aguçando-as e tornando-as mais críticas. Indicado não só para quem é da área, mas também para interessados em geral e curiosos em particular.

A publicação é da editora Ciência Moderna, do Rio de Janeiro. O preço de tabela é R$ 35,00, mas talvez seja um pouco difícil de encontrar porque a edição já se esgotou.

Pensando nisso, fiz uma segunda edição revisada que só está disponível em formato digital (por enquanto, somente em PDF). A boa notícia é que posso enviar os arquivos para você por apenas R$ 5,00, é só clicar nos botões PagSeguro ou PayPal no final da página. Assim que receber a notificação do pedido, envio para você o arquivo por email.

Conteúdo

O designer

O design do designer
Designers e micreiros
O que faz de um designer um designer?
Saber que não se sabe
Com que roupa?
Detalhes tão pequenos
O estagiário que mora em você
Currículo vazio
Feios, sujos e malvados
Pode embrulhar para viagem!
De olhos bem abertos
O que você quer ser quando crescer?
Socorro, estou cega!
Atitude profissional
Sobre ratos e relacionamentos
Razão e sensibilidade
Publicitários e designers: quem faz o quê?
Ver com todos os sentidos
Por favor, responda ao questionário
Formiga renascentista
Mendigos culturais
O design da empatia
Semi o quê?

O design

O que é mesmo design?
Design cortês
O design nosso de cada dia
Senhoras e senhores…
Direita, volver!
Beleza útil
O nome e a rosa
O design do dragão
Lendo imagens
Design invisível
Kitsch mais
Todos os nomes
A princesa e o design
Crise de identidade
A identidade pode mudar?
É possível ser inovador e conservador ao mesmo tempo?
Marca e identidade corporativa são a mesma coisa?
Moda para pegar
A importância da pregnância
Quebra-cabeça
Objetos de desejo
Design para o Futuro
Sobre muros, arte e design

Etc

IG Nobel
La mala educación
A porta inoportuna
As cores do tédio
Neuromarketing
Pilotar ou contemplar
Quero ser rica
Um novo conceito
Jóia rara
Wiki Wiki Wikipedia
Marketing e galinhagem
Vamos brincar um pouco…
Serendipitia
Camisetas falantes
Jurada exconjurada
Lógica confusa
Simples assim
Esse futuro que não chega…
O papel do papel
A sopa e o bauru
Filhote de coruja
Resoluções e revoluções

Opinião de quem leu

Você pode até já ter lido sobre o assunto, mas a visão da Lígia é surpreendentemente aguçada, inovadora, provocante e sensata. Duvida? Então leia.Antunes Severo, Editor do site Caros Ouvintes

Dotada de uma personalidade criativa, percepção aguçada e paixão pelo design, Lígia faz o que muitos designers deveriam fazer: reflete, critica, aponta, extravasa, defende o papel do designer e divulga a importância do design para a sociedade.Claudia R. Batista, Designer, Doutora em Mídia e Conhecimento, Coordenadora do Curso de Design da UNISUL

Lígia Fascioni apresenta uma visão rigorosamente profissional do design, o que não deve assustar ninguém, nem mesmo os leigos, pois trata-se de uma leitura deliciosa.Julio Pimentel, Consultor de Marketing

Todos os que tivemos a oportunidade de ler os artigos da Lígia percebemos a clareza na exposição de suas idéias num texto leve e gostoso de ler. A coletânea de seus artigos é uma importante fonte de consulta para todos os estudantes e profissionais de marketing, propaganda, design e áreas relacionadas.Elizeu Lima, Presidente do Grupo Panashop

Lígia não escreve por escrever. Cada texto que produz tem o sentido profundo de contribuir para o desenvolvimento da profissão e das pessoas. Seu livro é muito bem vindo. Sorte de quem o ler e refletir sobre os conceitos que traz.Elóy Simões, Publicitário, Coordenador de Mídia Eletrônica da Unisul

Várias coisas me ´fascioni´ na Lígia. Em primeiro lugar, a sua cultura: eclética e, sobretudo, ´aggiornata´. Em segundo, a forma cheia de graça e descontraída com que ela constrói os seus cases, as suas crônicas. Por último, mas não menos importante, a leveza de seus textos, sem frescura e com muita objetividade.Chico Socorro, Sociólogo, Consultor de Comunicação

Posso dizer que minha vida mudou esta semana. Tenho 17 anos e moro no Rio. Este ano, terminando o ensino médio, descobri que quero fazer design. Não sei o que me atrai, mas tenho buscado muitas informações e conhecimento sobre. Quando me bate a vontade de entrar em uma livraria, não saio de lá de mãos vazias, este ano já foram sete livros, que mais do que ultrapassaram meu orçamento. Tive o prazer de devorar o seu livro ´O design do designer´ em três dias, acabei de lê-lo neste exato momento. Simplesmente in-crí-vel. Cada dia tenho mais certeza do que quero ter como profissão. Admiro muito as pessoas que são bem-sucedidas profissionalmente, vejo muitas pessoas que fazem coisas que não gostam, só porque dá dinheiro. Já pessoas como você, fazem o que gostam e fazem com amor, por isso me inspiro em pessoas assim, e espero ser um dia metade da profissional excelente que você é. Muito obrigado LígiaPedro Castilho, Rio de Janeiro

Ficha Técnica (edição impressa)

Título: O DESIGN DO DESIGNER
Autora: Fascioni, Lígia
Editora: CIENCIA MODERNA
Especialidade: COMUNICAÇÃO GERENCIAL, GESTÃO, PUBLICIDADE, MARKETING
ISBN: 9788573936407
Páginas: 173
Publicação: 2007
Edição:
Encadernação: BROCHURA