Livros

O design do designer

livro2
Design para leigos e especialistas

O design aparece na vida de todo mundo como sinônimo de estilo, bom gosto, e até mesmo de coisas caras. Mas será que isso é mesmo verdade? O que, afinal de contas é esse tal de design? Para fazer design tem que ter diploma? Um publicitário pode desenhar uma marca? O que o marketing tem a ver com isso tudo?

Há cerca de dois anos tenho discutido esses e outros assuntos na minha coluna semanal no site www.acontecendoaqui.com.br, especializado em comunicação e marketing. Este livro apresenta as melhores colunas e está dividido em três partes: O designer, que fala da profissão; O design, que fala da presença deste conceito no nosso dia-a-dia; e Etc, que trata de assuntos variados.

Com uma linguagem coloquial, porém, sem “achismos”, a idéia é transformar a percepção das pessoas aguçando-as e tornando-as mais críticas. Indicado não só para quem é da área, mas também para interessados em geral e curiosos em particular.

A publicação é da editora Ciência Moderna, do Rio de Janeiro. O preço de tabela é R$ 35,00 e você pode encontrar promoções ótimas clicando aqui.

Conteúdo

O designer

O design do designer
Designers e micreiros
O que faz de um designer um designer?
Saber que não se sabe
Com que roupa?
Detalhes tão pequenos
O estagiário que mora em você
Currículo vazio
Feios, sujos e malvados
Pode embrulhar para viagem!
De olhos bem abertos
O que você quer ser quando crescer?
Socorro, estou cega!
Atitude profissional
Sobre ratos e relacionamentos
Razão e sensibilidade
Publicitários e designers: quem faz o quê?
Ver com todos os sentidos
Por favor, responda ao questionário
Formiga renascentista
Mendigos culturais
O design da empatia
Semi o quê?

O design

O que é mesmo design?
Design cortês
O design nosso de cada dia
Senhoras e senhores…
Direita, volver!
Beleza útil
O nome e a rosa
O design do dragão
Lendo imagens
Design invisível
Kitsch mais
Todos os nomes
A princesa e o design
Crise de identidade
A identidade pode mudar?
É possível ser inovador e conservador ao mesmo tempo?
Marca e identidade corporativa são a mesma coisa?
Moda para pegar
A importância da pregnância
Quebra-cabeça
Objetos de desejo
Design para o Futuro
Sobre muros, arte e design

Etc

IG Nobel
La mala educación
A porta inoportuna
As cores do tédio
Neuromarketing
Pilotar ou contemplar
Quero ser rica
Um novo conceito
Jóia rara
Wiki Wiki Wikipedia
Marketing e galinhagem
Vamos brincar um pouco…
Serendipitia
Camisetas falantes
Jurada exconjurada
Lógica confusa
Simples assim
Esse futuro que não chega…
O papel do papel
A sopa e o bauru
Filhote de coruja
Resoluções e revoluções

Figuras

Opinião de quem leu

Você pode até já ter lido sobre o assunto, mas a visão da Lígia é surpreendentemente aguçada, inovadora, provocante e sensata. Duvida? Então leia.Antunes Severo, Editor do site Caros Ouvintes

Dotada de uma personalidade criativa, percepção aguçada e paixão pelo design, Lígia faz o que muitos designers deveriam fazer: reflete, critica, aponta, extravasa, defende o papel do designer e divulga a importância do design para a sociedade.Claudia R. Batista, Designer, Doutora em Mídia e Conhecimento, Coordenadora do Curso de Design da UNISUL

Lígia Fascioni apresenta uma visão rigorosamente profissional do design, o que não deve assustar ninguém, nem mesmo os leigos, pois trata-se de uma leitura deliciosa.Julio Pimentel, Consultor de Marketing

Todos os que tivemos a oportunidade de ler os artigos da Lígia percebemos a clareza na exposição de suas idéias num texto leve e gostoso de ler. A coletânea de seus artigos é uma importante fonte de consulta para todos os estudantes e profissionais de marketing, propaganda, design e áreas relacionadas.Elizeu Lima, Presidente do Grupo Panashop

Lígia não escreve por escrever. Cada texto que produz tem o sentido profundo de contribuir para o desenvolvimento da profissão e das pessoas. Seu livro é muito bem vindo. Sorte de quem o ler e refletir sobre os conceitos que traz.Elóy Simões, Publicitário, Coordenador de Mídia Eletrônica da Unisul

Várias coisas me ´fascioni´ na Lígia. Em primeiro lugar, a sua cultura: eclética e, sobretudo, ´aggiornata´. Em segundo, a forma cheia de graça e descontraída com que ela constrói os seus cases, as suas crônicas. Por último, mas não menos importante, a leveza de seus textos, sem frescura e com muita objetividade.Chico Socorro, Sociólogo, Consultor de Comunicação

Posso dizer que minha vida mudou esta semana. Tenho 17 anos e moro no Rio. Este ano, terminando o ensino médio, descobri que quero fazer design. Não sei o que me atrai, mas tenho buscado muitas informações e conhecimento sobre. Quando me bate a vontade de entrar em uma livraria, não saio de lá de mãos vazias, este ano já foram sete livros, que mais do que ultrapassaram meu orçamento. Tive o prazer de devorar o seu livro ´O design do designer´ em três dias, acabei de lê-lo neste exato momento. Simplesmente in-crí-vel. Cada dia tenho mais certeza do que quero ter como profissão. Admiro muito as pessoas que são bem-sucedidas profissionalmente, vejo muitas pessoas que fazem coisas que não gostam, só porque dá dinheiro. Já pessoas como você, fazem o que gostam e fazem com amor, por isso me inspiro em pessoas assim, e espero ser um dia metade da profissional excelente que você é. Muito obrigado LígiaPedro Castilho, Rio de Janeiro

Ficha Técnica

Título: O DESIGN DO DESIGNER
Autora: Fascioni, Lígia
Editora: CIENCIA MODERNA
Especialidade: COMUNICAÇÃO GERENCIAL, GESTÃO, PUBLICIDADE, MARKETING
ISBN: 9788573936407
Páginas: 173
Publicação: 2007
Edição:
Encadernação: BROCHURA


Meus outros livros

livro01 Quem sua empresa pensa que é?

O livro apresenta alguns conceitos fundamentais sobre identidade corporativa e a importância de sua gestão para sua empresa.

Saiba MaisSaiba Mais

1423FE3 Design desmodrômico

O livro “Design Desmodrômico [para curiosos]”, da editora 2AB do Rio de Janeiro, é dividido em duas partes: Pensando design e design thinking. […]

Saiba MaisSaiba Mais

livro2 O design do designer

Este livro está dividido em três partes: O designer, que fala da profissão; O design, que fala da presença deste conceito no nosso dia-a-dia; e Etc, que trata de assuntos variados. Com uma linguagem coloquial, porém, sem “achismos”, a idéia é transformar a percepção das pessoas aguçando-as e tornando-as mais críticas. Indicado não só para quem é da área, mas também para interessados em geral e curiosos em particular.

Saiba MaisSaiba Mais

ATITUDE_LFascioni Atitude profissional

Escrevi o livro que gostaria de ter lido logo que entrei na escola, ou pelo menos que alguém tivesse me dito algumas dessas coisas quando entrei na adolescência. Espero que faça alguma diferença na vida de quem vai lê-lo também.

Saiba MaisSaiba Mais

DNA Empresarial DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica

O livro esclarece um problema frequente nas empresas: a contradição entre a identidade, ou seja, o que a empresa é na realidade e a imagem, o que a empresa parece ser e ainda, as dúvidas entre uma coisa e outra. Além disso, apresenta um método para definir a identidade corporativa de maneira clara e detalhada.

Saiba MaisSaiba Mais

Capa_GPS_ebook [E-book] GPS para curiosos

GPS é a sigla de Global Positioning System, usada no dia-a-dia para designar os aparelhos que as pessoas usam no carro para encontrar endereços ou o sistema dos smartphones que localizam a posição atual num mapa. Mas aqui, você vai ver que não é só isso.

Saiba MaisSaiba Mais