Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/feed-rss2-comments.php on line 8
Comentários sobre: Será que dá para fazer o redesign da identidade corporativa? https://www.ligiafascioni.com.br/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa/ Mon, 20 Dec 2010 20:05:43 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.4 Por: Poker Sem Depósito https://www.ligiafascioni.com.br/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa/#comment-3923 Mon, 20 Dec 2010 20:05:43 +0000 http://ligiafascioni.com.br/blog/?p=7023#comment-3923 Como estás?, observei o teu blog e ponderei muito,estou ver que tás a informar muito bem!
Continua com o bom trabalho!
abraço

]]>
Por: Maikel Salles https://www.ligiafascioni.com.br/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa/#comment-3922 Thu, 16 Dec 2010 15:49:16 +0000 http://ligiafascioni.com.br/blog/?p=7023#comment-3922 Olá Lígia,
Estou de acordo que não é possível mudar a essência de uma empresa apenas mudando o seu design, mas claro, uma empresa que não faz mudanças em seu design acaba tornando-se ‘saturada’, bons negócios requerem boas ideias e inovações, gosto de comparar como uma pessoa de penteado novo, roupa nova, então, a imagem gráfica quando mudada, não pode ser feita tão drásticamente, como uma troca de nome, principalmente se esta mudança não tiver a divulgação adequada ou muito vagarosa, deixando muitas vezes os clientes confusos. Em uma empresa na qual presto serviços acompanhei de perto uma mudança de identidade corporativa, na qual mudou tudo comletamente, foi uma experiência bacana, porém não teve uma continuidade forte na divulgação dessa ‘nova’ marca, no que acarretou de a marca atual ter.., digamos assim.., subido um degrau com classe mas ficado por isso mesmo. Também tem um exemplo em minha cidade de uma empresa que fez a mudança corporativa e deu muito certo, aumentando não só o faturamento, mas os clientes e a visão do cliente/empresa, mudou sem dúvidas para melhor.

Lígia Fascioni: Oi, Maikel!
Notei uma certa confusão no seu comentário: esses exemplos que você citou de mudança na identidade corporativa, são, segundo você mesmo descreve, mudanças na identidade visual. Justamente o objetivo principal do texto é mostrar que são conceitos completamente diferentes. Por favor, releia o texto com atenção e depois, o seu comentário. Ou então não entendi bem (isso também é uma possibilidade)…
Abraços e obrigada por contribuir com a discussão!

]]>
Por: Daniel Raposo https://www.ligiafascioni.com.br/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa/#comment-3921 Tue, 07 Dec 2010 10:18:02 +0000 http://ligiafascioni.com.br/blog/?p=7023#comment-3921 Olá Lígia,
Gostaria de esclarecer que achei o texto muito correcto e verdadeiro. Porém, entendi que generalizava, o que pode ser perigoso. É que nem toda a proposta de redesign é para desconfiar.
E penso que conseguiu passar muito bem a sua consideração.

Abraços
Daniel

]]>
Por: Daniel Raposo https://www.ligiafascioni.com.br/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa/#comment-3920 Mon, 06 Dec 2010 21:58:37 +0000 http://ligiafascioni.com.br/blog/?p=7023#comment-3920 Olá Lígia,
Gostei do texto e da ideia. Porém, o perigo da generalização é que não contempla a excepções.
A identidade visual tem a sua influência, mas de facto, se não for acompanhada pela conduta da empresa não vence.
Ainda assim, o redesign não tem de ser uma mudança radical e por vezes podemos estar a falar de aumentar a clareza com que se comunica.
Se uma pessoa for um excelente profissional (por exemplo bancário) e se vestir como um pedinte, pode beneficiar com uma mudança mais concordante com a sua actividade.
Concordo totalmente que a atitude tem de acompanhar e ser coerente com a Identidade visual. Mas a identidade visual também deve acompanhar a atitude.

Um abraço
Daniel

Lígia Fascioni: Oi, Daniel!
Muito bem observado. Porém, aquilo não era uma generalização; apenas uma ilustração de um caso corriqueiro, até porque não entro no mérito se o redesign deve ser radical ou sutil (isso depende da identidade corporativa). Obrigada por ter chamado atenção sobre esse ponto, pois mais gente pode ter entendido assim.
Sobre a sua frase, ela é o resumo perfeito de tudo o que eu quis dizer no texto (ou, pelo menos, tentei…ehehe).

Abraços!

]]>
Por: Andre Orthey https://www.ligiafascioni.com.br/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa/#comment-3919 Mon, 06 Dec 2010 10:32:52 +0000 http://ligiafascioni.com.br/blog/?p=7023#comment-3919 Inovador… palavrinha usada a exaustão nos dias de hoje. Realmente hoje muito se fala mas pouco realmente se entende, mas isto é bem característica de nossa identidade social, conhecimento raso sobre o que se fala. Poucos procuram se aprofundar no real significado das próprias palavras que usam…

Excelente abordagem Ligia, parabéns pela clareza com que vc sempre expõe seus pensamentos.

Ótimo texto, parabéns!

]]>
Por: Richard Melchiades https://www.ligiafascioni.com.br/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa/#comment-3918 Mon, 06 Dec 2010 04:04:51 +0000 http://ligiafascioni.com.br/blog/?p=7023#comment-3918 Ótimo texto Ligia.
Parabens!

Quando vc menciona nao utilizar o termo logomarca, digo que aprendi na faculdade sobre os dois termos, defendidas por professores renomados cada um à sua maneira. É um assunto “polemico” mesmo, eu não digo logomarca mas tambem não recrimino quem o profere. Coincidentemente li uma defesa do termo e achei ate interessante.
Compartilho aqui com todos: http://www.revistawide.com.br/index.php/logomarca-existe-passa-bem-e-manda-lembrancas/

Lígia Fascioni: Oi, Richard!

Obrigada pela contribuição. Eu também não recrimino, principalmente se a pessoa não é da área (clientes, por exemplo), apenas prefiro não usar (e aproveito todas as oportunidades possíveis para esclarecer); mas confesso que fico com um pé atrás com designers que falam logomarca. Com informação, a pessoa que lê também pode escolher.

Abraços!

Lígia Fascioni | http://www.ligiafascioni.com.br

]]>
Por: rodrigo https://www.ligiafascioni.com.br/da-para-fazer-o-redesign-da-identidade-corporativa/#comment-3917 Mon, 06 Dec 2010 01:31:36 +0000 http://ligiafascioni.com.br/blog/?p=7023#comment-3917 Muito bom.
vale lembrar de sempre desconfiar de “especialistas” de design que usam os termos “desenho”, “arrojado” , “moderno” e em muitos casos até mesmo o “inovador”

]]>