A aurora de 2013

Aurora é o período que antecede o nascer do sol, mas também pode significar começo, segundo o Dicionário Aulete. Semana que vem, vamos tentar ver justamente o nascimento de 2013 de dentro de um barco e saber se seremos presenteados com a Aurora Boreal, fenômeno meteorológico que acontece somente no inverno na região acima do círculo polar ártico.

A Noruega, país abençoado por essa maravilha da natureza, é como o Chile: bem magrinha e comprida, praticamente uma tripa. Por conta disso, no inverno rigorosíssimo não dá para ir de um ponto ao outro do país por terra, pois as estradas estão cobertas de neve.

Aí entra em ação o barco postal: ele vai de uma ponta (Bergen) até a outra (Kirkenes) parando em praticamente todas as cidades do caminho encravadas nos fiordes (são 34 portos) levando combustível, comida, pessoas e, é claro, a correspondência.

O barco comporta cerca de 500 passageiros e não é daqueles de cruzeiro que têm um parque de diversões embutido; a vantagem, porém, é que todas as cabines são externas (têm janelinhas). Estou curiosíssima para saber que tipo de pessoas vamos encontrar fazendo o mesmo roteiro.

Serão 7 dias de muito frio e surpresas; lá pelo quarto dia, quando cruzamos o círculo polar ártico, o sol não nasce mais, é sempre uma penumbra, a noite que dura 6 meses (e por isso a probabilidade de ver a aurora aumenta). Interessante que a aurora acontece, mas o sol só vai nascer de verdade quando chegar o verão; aos noruegueses resta muita paciência (e tempo para meditar).

Talvez a gente encontre renas, bichos típicos daquela região (já pensou?).

Enfim, não sei se vai ter internet, mas quando a gente voltar, certamente vai compartilhar esse privilégio com fotos e descrições. Embarcamos domingo e na volta ainda vamos passar uma noite em Oslo, por conta das conexões dos voos (tomara que dê para ver alguma coisa dessa cidade linda).

Por ora, que 2013 nasça com uma aurora cheia de esperança, plena de surpresas boas e desafios estimulantes para todo mundo!

4 Responses

  1. Avatar
    Clotilde♥Fascioni
    Responder
    28 dezembro 2012 at 9:44 am

    Eita, que experiência maravilhosa, minha filha privilegiada. Que Deus os abençoe e acompanhe sempre.♥♥

    • Avatar
      28 dezembro 2012 at 10:35 am

      Clotilde. Permita-me corrigir: sua filha não é privilegiada. Ele tem as mesmas oportunidades que muitas outras pessoas tiveram e têm, todos os anos.
      Privilegiados somos nós que somos amigos dela (e você, em especial, que é a mãe). Porque ela nos conecta com um mundo de conhecimentos que a gente talvez nunca tenha oportunidade de ver/entender.
      Eu tenho dezenas de amigos que viajam pelo mundo todo. apenas com dois ou três eu aprendo algumas coisas interessantes como resultados dessas viagens. E com nenhum deles aprendo tanto quanto com os relatos da Lígia.
      Privilegiados somos nós, Clotilde!

Leave A Reply

* All fields are required