Para quem está pesquisando identidade corporativa

IMG_4335_2

Com a nova reestruturação do site, algumas seções, como a de artigos científicos, vai acabar (mudei de foco e há algum tempo não publico nada em eventos científicos). Mesmo assim, pode ser que o material seja útil para alguém que esteja pesquisando; para o acesso não ser perdido, decidi publicar aqui em forma de post.

Então lá vai.

Considerações sobre a formação dos gestores de design no Brasil [1MB], 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design, São Paulo, 8—11 de outubro de 2008. Fascioni, Ligia C.

Método para definição da identidade corporativa [236KB]. 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design, São Paulo, 8—11 de outubro de 2008. Fascioni, Ligia C.

Análise de Metodologias Aplicadas ao Redesign: Uma Questão de Identidade [440KB]. 4º Congresso Internacional de Pesquisa e em Design, Rio de Janeiro, 11—13 de outubro de 2007. Autores: Maria do Carmo Curtis e Gustavo Cossio.

Caminho para a gestão integrada da identidade corporativa [216KB] Revista Conexão — Comunicação e Cultura. Revista de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul. Volume 5, nº 10, jul—dez 2006. Fascioni, Ligia C.

Uma proposta para o alinhamento estruturado entre a identidade corporativa e a identidade visual [536KB]. 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, Curitiba, 09—11 de agosto de 2006

Gestão Integrada da Identidade Corporativa®: uma ferramenta [1MB]. 3º Congresso Internacional de Pesquisa e em Design, Rio de Janeiro, 12—15 de outubro de 2005. Fascioni, Ligia C.

Índice de Fidelidade à Identidade Corporativa: uma medida entre o ser e o parecer [236KB]. 3º Congresso Internacional de Pesquisa e em Design, Rio de Janeiro, 12—15 de outubro de 2005

Indicadores para avaliação da imagem corporativa das empresas de base tecnológica instaladas na grande Florianópolis baseados nas análises das percepções gráfica e verbal utilizando lógica difusa [1.6MB]. Tese de doutorado defendida em 21 de outubro de 2003. UFSC, Florianópolis, SC. Fascioni, Ligia C.

*****

Aqui algumas entrevistas que dei sobre o assunto que também podem interessar quem está pesquisando. Se você tem o link para alguma que não está aqui, deixe a informação no comentário, por favor. A maioria das pessoas que pede entrevistas nunca mais dá retorno, de maneira que não sei como ficaram e nem onde estão as matérias…

A chave mestra: entenda como o autoconhecimento pode ser fundamental para otimizar a comunicação entre o gerente e sua equipe de vendas. Revista Liderança, 2011. Baixe aqui (3.2 MB).

Sua empresa já fez um teste de DNA? Revista Liderança (matéria de capa), 2011. Baixe aqui (868 KB).

DNA Empresarial. CBN — Mundo Corporativo, com Heródoto Barbeiro, 2011. Para o vídeo da entrevista sobre o livro DNA Empresarial nos arquivos da CBN, clique aqui. Se deseja ir direto ao Youtube, clique aqui.

DNA Empresarial. Rádio Jovem Pan, 2010. Para o link da entrevista nos arquivos do site da rádio Joven Pan clique aqui. Para ouvir a entrevista baixando o arquivo mp3, clique aqui.

Entre aspas. Portal Design Brasil, 2007. Link para a entrevista no site, clique aqui.

Gestão integrada entre identidade corporativa e design. Revista Banas Qualidade (2006). Arquivo com a entrevista em PDF, clique aqui [132 KB ].

As empresas precisam ter identidade. Diário Catarinense/Zero Hora: caderno de gestão, por Cláudia Marcelo, 2007. Arquivo com a entrevista em PDF, clique aqui [2.7 MB].

Quem sua empresa pensa que é? Rádio CBN: Programa Mundo Corporativo, com Heródoto Barbeiro, 2006. Para o link da entrevista nos arquivos do site da rádio CBN clique aqui. Para ouvir a entrevista no seu Media Player, clique aqui.

Para ter sucesso, empresas precisam levar a sério sua própria filosofia, adverte especialista. Canal RH Entrevista, por Liv Soban, 2006. Arquivo com a entrevista em PDF, clique aqui [268 KB].

***

Ah, e claro que não poderia deixar de recomendar meu livro “DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica” (Integrare, 2010). Saiba mais aqui.

2 Respostas

  1. 27 março 2014 at 10:20 am

    Este post é, literalmente, ANTOLÓGICO!
    Parabéns, Lígia, pelo conjunto da obra.

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários