3 out 10

Não sei porque agora deram para associar garrafas PET a soluções ecológicas (lembra esse vinho aqui?). PET é feito de petróleo, minha gente! Lembraram? É reciclável sim, mas, quando não é submetido a esse processo, torna-se um dos piores lixos que existem. Sério mesmo, não estou entendendo…

Pois agora apareceu essa lindíssima embalagem, divulgada como a primeira vodka sueca comercializada em garrafas PET e, por isso mesmo, considerada ecológica por seus criadores (estúdio sueco Division). Ok, a cevada é cultivada sem o uso de agrotóxicos, mas o que o PET tem a ver com ecologia?

Sim, ela é linda e estilosa, isso ninguém discute. Mas bebida alcoólica em garrafa plástica já é ruim conceitualmente; ser considerada ecológica já é um pouco demais, né?

sailor-vodka-1

Achei a bela lá no Lovely Package.

Comentários

3 respostas de “Linda sim, mas… ecológica?”

Deixe seu comentário
  1. @thiagovalinho disse:

    Linda garrafa. Péssima ideia. O uso de embalagens individuais de PET e o incentivo que encontra é um risco. O vidro é uma das alternativas mais interessantes, porém todas as alternativas geral lixo e a maior parte das cidades (digo no BRASIL) nem sequer sabem o que é coleta seletiva, ou seja, quanto mais individual, mais lixo será gerado. Onde estão as soluções retornáveis? Mto bacan o post Lígia. Bjos.

  2. Paulo Rubini disse:

    igia, o material utilizado para produção do PET também pode ser de origem vegetal; entretanto, mesmo o derivado de petróleo pode ser reciclado infinitamente, o que o torna sustentável. Perceba que ecologico e sustentável são da mesma familia porém de conceitos diferentes. Na era do plástico, e não podemos prescindir dele, o uso de PET torna-se mais econômico na linha de produção (muito mais do que seria o vidro para a mesma bebida) e, reciclado, pode ser direcionado para diversos produtos, o que o torna ecologicamente correto sob o ponto de vista de nossa vida moderna. O que precisamos, de verdade, é diminuir a quantidade de lixo doméstico.
    http://mkt360.blogspot.com/2010/09/e-commerce-sem-embalagens.html

  3. Mirela Rzatki disse:

    Por isso que eu achei essa ideia de máquina pra refil de vinhos MAGNÍFICA!!!

    Blog Bebideria By Gustavo Jota
    http://www.bebideria.com.br/2010/10/maquina-para-refil-de-vinho.html

    Isso sim é ecológico, pq vc faz uso de apenas 1 garrafa por muito tempo! ;) E garrafa de plástico pra bebida alcóolica é PUNK, convenhamos… hehehe