De novo, por favor!

Uma das coisas que amo fazer em Berlim é visitar mercados de pulgas aos domingos; geralmente só compro livros e louças, mas já adquiri várias roupas e acessórios também; adoro! Também gosto muito das lojas de objetos usados: tem muitas redes com diversas filiais pela cidade que costumo frequentar (em duas delas tenho até cartão de fidelidade).

UM NOME MUITO CRIATIVO

Pois ontem descobri um verdadeiro shopping de objetos usados. O nome não poderia ser mais original: Nochmall! Nochmal, em alemão, significa outra vez, de novo (perfeito para algo de segunda mão); e Mall (em alemã ou inglês) significa shopping. Então Nochmall, com dois “LL” fica um jogo de palavras para lá de divertido.

A tagline é “Alles ausser neu“, quem numa tradução livre significa “tudo, menos coisas novas“.

O complexo pertence à BSR, empresa municipal responsável pela limpeza pública (inclusive grandes objetos e coisas para reciclagem).

O LUGAR

O shopping (ou loja de departamentos) tem 2500 m2 e vende de tudo: móveis, eletroeletrônicos, roupas, material esportivo, brinquedos, livros e outras mídias, objetos de decoração, louças e talheres, móveis de escritório, bijuterias e acessórios, etc. Cada seção super arrumadinha e bem apresentada. Tem até uma loja pop-pup de uma startup que vende acessórios e roupas feitos com material reciclado.

MINHAS COMPRINHAS

Achei um par de sapatos muito bacana (praticamente sem uso) por apenas € 7 e um livro por € 2. Mas o rapaz na minha frente na fila estava comprando pares de esquis e também tinha uma mãe com crianças eufóricas que levou várias caixas de quebra-cabeças.

Por causa do compromisso de manter tudo arrumadinho e não entulhar o lugar com coisas aleatórias (como outro galpão de objetos usados que fica no Arena), a variedade perde um pouco. Tanto as roupas como as louças e os livros, fáceis de encontrar em outras lojas e mercados, têm menos ofertas, se a gente for comparar. Mesmo assim, dá para achar coisas muito bacanas!

A AINDA TEM MAIS!

No mezzanino do galpão tem um café e espaço para oficinas de reciclagem e eventos relacionados. Não é genial? Você pode visitar o site da loja e saber mais detalhes aqui (tem versão em inglês).

Só vejo vantagens nesse modelo: gera empregos, recicla o que iria para o lixo, preserva o meio ambiente, faz a economia circular, oferta coisas bacanas a preços acessíveis. Se a gente quiser que o planeta dure pelo menos mais um século, esse tipo de ideia tem que se espalhar o mais rápido possível.

Achei a ideia super bacana pra qualquer empresa de limpeza pública (olha, prefeituras!) e associações de catadores. E você, o que achou?

1 Response

  1. Cássia
    Responder
    1 março 2024 at 4:28 pm

    Uau, da pra passear bastante por aí e garimpar coisas baratas , hein? Amei a ideia do café no mezzanino!

Leave A Reply

* All fields are required