De volta a Dresden

Minha primeira visita a essa cidade linda foi em 2012 (veja o relato aqui), numa viagem com a escola com mais 20 pessoas (eu ODEIO excursão com todas as minhas forças…rs). Fiquei decepcionada porque não consegui ver quase nada (complicado andar em bando)e prometi a mim mesma que iria voltar.

De fato, voltei sozinha e com mais tempo em 2020 (só me esqueci de publicar as fotos aqui no blog.

Mas foi muito, mas muito bacana! É que lembro que um dos primeiros posts do meu blog, em meados de 2007 (faz temmmmpo…), publiquei uma foto de uma instalação de canos que “cantava” com a água da chuva. De vez em quando alguém publica de novo e a notícia vai e volta. Naquela época, a Alemanha para mim era um lugar tão distante que nem registrei mentalmente que a obra ficava em Dresden, a 190 km de Berlim.

Pois nessa viagem vi (e ouvi) essa maravilha com meus próprios olhos e ouvidos! Quando não chove (como quando estive lá) eles ligam uma fonte e fazem circular água pelos canos. O som você pode conferir no meu no vídeo. Que coisa linda essas cambalhotas que o mundo dá, né não?

Também descobri a região de Neustadt (Cidade Nova), do outro lado do rio Elba. O bairro é colorido, cheio de lojinhas e cafés bacanas, muito grafite e arte. Impossível não amar! As imagens a seguir mostram fachadas e cenas do cotidiano de um bairro muito colorido. Algumas das fotos foram tiradas no pátio do Kunsthof, um aglomerado de lojas de arte, onde também tem a instalação das águas do post anterior.

Pois ontem eu tive a oportunidade de voltar novamente a Dresden, dessa vez com minha amiga querida de pernadas Carla da Silva. E com duas novidades para explorar: um funicular na forma de Schwebebahn (que é um metrô, só que com os trilhos que suspendem o vagão por cima) e uma leiteria mega super decorada.

O Schwebebahn era meio fora da cidade (precisamos pegar um tram e um ônibus). Foi inaugurado em 1901 e tem anda 274 m de distância 84 m morro acima. Desde 1975 é considerada patrimônio histórico. A gente amou o passei e até achamos um gatinho lindo lá em cima do morro.

Já a leiteria foi um deslumbre para os olhos! Um estilo que eu chamaria de rococó, não tem um centímetro quadrado sem decoração; ela é toda pintada em azulejos com detalhes coloridos. Na verdade, a Pfunds Molkerei não permite que se fotografe lá dentro (só percebi a plaquinha depois de já ter tirado várias fotos; o lugar estava coalhado de turistas, todos fotografando, então não me fiz de rogada…rs). Mais umas pernadas pela cidade só para ter a certeza que vale a pena a visita!

Clique aqui para ver o vídeo da Schwebebahn no Youtube.

Leave A Reply

* All fields are required