Isla de los Pinguinos

Nossa, o dia de ontem foi o que se pode chamar de ANIMAL! Mas também de sensacional, fantástico, incrível, inesquecível. A visita à Isla de los pinguinos fez o passeio pela Ría, feito no dia anterior, parecer excursao de escola primária. Nesse passeio, que durou o dia todo, eu me senti como se estivesse numa missao da National Geographic, tendo acesso a lugares da natureza muito privilegiados que só poucas pessoas conhecem e podem visitar.

Éramos apenas 8 visitantes (mais os dois tripulantes) no barco e fomos para a boca da Ría, onde o Rio Deseado encontra o mar. Lá passamos por uma ilha de rochas repleta de famílias de lobos marinhos (machos e seus haréns de fêmeas com seus filhotes). Descobrimos que os machos raptam fêmeas para formar um harém e nem todos os filhos da família sao do maioral. As fêmeas ficam apenas 19 dias por ano sem estar grávidas e precisam cuidar dos seus filhotes, uma vez que os machos estao apenas interessados em manter e aumentar seus haréns.

Um macho jovem se exibindo
Um macho jovem se exibindo

No passeio do dia anterior eram duas ou 3 famílias. Aqui eram dezenas, e a gente pôde ficar bem pertinho. Depois passamos pela Isla Chata, onde está a maior colônia de cormorans imperiais que se tem notícia. A ilha é mesmo impressionante. O roteiro previa apenas o contorno, mas como o dia estava perfeito, sem nuvens e sem vento, ganhamos um desembarque e uma visita. É inacreditável a quantidade de pássaros, nunca tinha visto nada parecido, nem em filmes.

Parada na Isla Chata
Parada na Isla Chata
Isla Chata: nunca vi tantos pássaros
Isla Chata: nunca vi tantos pássaros
Isla Chjata: Eles têm que usar fotos aéreas para contar a populacao
Isla Chata: Eles têm que usar fotos aéreas para contar a populacao

Por fim, o objetivo final do passeio: a Isla de los Pinguinos. Passamos umas 4 horas andando por ela, e o que se pode dizer é que onde nas outras ilhas têm capim, aqui tem pinguins. A gente tem que caminhar bem devagar, pois há ninhos deles por toda parte. Há também filhotes de um outro pássaro enorme, que come filhotes de pinguins (é seu maior predador).

Isla de los Pinguinos: pinguins magalânicos indo apressados ao farol
Isla de los Pinguinos: pinguins magalânicos indo apressados ao farol

Esse passarinho vai comer pinguins filhotes quando crescer
Esse passarinho vai comer pinguins filhotes quando crescer
Isla de los Pinguinos: o musgo aqui é alaranjado
Isla de los Pinguinos: o musgo aqui é alaranjado

Ainda vimos, na ilha, uma colônia de lobos marinhos solteiros, que nao conseguiram roubar nenhuma femea dos outros haréns e por isso sao exilados, junto com os velhos aposentados que nao têm mais condicoes de manter suas fêmeas em seguranca.

Mas o melhor mesmo ficou para o final: a visita à colônia dos Pinguins de penacho amarelo, uma das poucas fora da Antártida. O bichinho é tao estiloso que faz até pose para tirar fotos. Como recebem pouquíssimas visitas, sao muito curiosos e chegam bem pertinho da gente (dá até vontade de pegar no colo).

ligia-0101
Essas luzes sao um charme, nao sao?

Pinguin do penacho amarelo fazendo pose
Pinguin do penacho amarelo fazendo pose

Eu fazendo pose com os pinguins
Eu fazendo pose com os pinguins

No almoco (sanduíches e sucos numa clareira improvisada), um dos guias sacou de sua mochila uma cuia de chimarrao e preparou o mate ali mesmo. Os estrangeiros todos ficaram muito curiosos (nunca tinham visto), mas todo mundo tomou o mate para experimentar. No final, um holanes muito engracado disse que aquilo estava parecendo uma rodinha de baseado e que o mate devia ser muito forte mesmo, pois ele estava vendo pinguins por toda parte.

Para completar, na volta ainda fomos seguidos por 5 golfinhos (eles chamam de toninas) que ficaram fazendo graca em volta do barco.

Nossos companheiros de viagem
Nossos companheiros de viagem

Um dia para lembrar, o dia em que fui uma exploradora da National Geographic, bem como eu tinha imaginado quando era pequena…

2 Responses

  1. Avatar
    VERA
    Responder
    21 dezembro 2009 at 6:29 am

    Lígia querida. Estou amando as suas fotos. Sua
    viagem está realmente incrível ! Continue
    aproveitando bastante ! Beijos e um Natal muito
    feliz.

  2. Avatar
    Tamara
    Responder
    21 dezembro 2009 at 9:48 am

    Esses pinguins de luzes é igual aquele do desenho animado..ta “dando onda” LIndo de mais hehe

    Feliz Natal!!

Leave A Reply

* All fields are required