Walbec

Depois de tantas guerras, a paz se mudou para cá

Como eu disse no post anterior, Hettstedt é tão pequenininha que precisamos nos hospedar em outra cidadezinha próxima, menor ainda, chamada Walbec.

Lá havia um convento construído em 900 (isso mesmo, antes do ano 1000) e funcionou durante séculos. Depois da Guerra dos 30 anos (estou aprendendo um monte sobre história nessa viagem; essa foi uma guerra entre católicos e protestantes que dizimou quase metade da população da Alemanha na época), a igreja católica precisou de dinheiro e vendeu o convento, que foi comprado por um nobre, que o reformou completamente e o transformou num castelo.

Foram anos e anos de reformas, indas e vindas, até que em 1790 o tal resolveu fazer um jardim à altura dos franceses; para tanto, contratou um jardineiro francês especializado em palácios e fez essa casa onde a gente dormiu para ele morar. Não é um luxo?

Com as guerras todas, o nobre foi ficando pobre, culminando com o poder dos comunistas sobre essa parte do país, de maneira que ele perdeu sua luxuosa casa. Depois de tudo, o castelo foi devolvido à família, mas ele está em ruínas e ninguém tem tanto dinheiro assim sobrando para restaurá-lo. Uma pena mesmo.

A cidade é muito fofa, mas completamente vazia.

Essa é a entrada do castelo; e mais não dá para ver
Esse peludo mora lá (ai que saudades do Haroldo)
Tem até lago com cisnes e patos na frente
Fazer jardins de palácios não era para qualquer um
A casa do jardineiro

Tudo muito caprichado

Dá para sair pelado na rua que ninguém fica sabendo...
Dá para sair pelado na rua que ninguém fica sabendo...

Agora estou em Ulm e a viagem foi ótima (o Hubert, dono da empresa, foi contando a história dos lugares por onde passávamos; uma verdadeira aula).

A internet do hotel é muito cara, mas vou ver se consigo mostrar mais a cidade depois.

2 Responses

  1. Avatar
    9 junho 2010 at 8:31 am

    Nossa, deve ter saído caríssimo pagar cachê para tantas pessoas desocuparem as ruas e vc tirar as fotos!! hehehe

    Na boa, eu prefiro a casa do jardineiro ao castelo!

  2. Avatar
    Clô♥
    Responder
    9 junho 2010 at 10:07 am

    A casa do jardineiro é show, mas o castelo eu dispensaria, não gostei, está mais para hospital velho que castelo, até porque, como todo castelo que se presa, ele tem cara de que nem os fantasmas querem morar lá.

    Tens certeza que não viesses para Tupã, querida? A placidez não perde para onde moro, apesar das casas serem mais interessantes ai.♥

Leave A Reply

* All fields are required