Logotipos GRÁTIS!

Morandini

Achei esse texto do Morandini tão legal (aliás, mesmo não sendo designer, me identifiquei muito com ele), que não pude deixar de compartilhar com vocês!

Grátis!!! Logotipos, ilustrações e artes!

Publicado por Morandini em 30 Jun 2008 | sob: Blog do Morandini

Não me peça para dar a única coisa que eu tenho para vender” (Cacilda Becker)

Aposto que a palavra GRÁTIS do título chamou a atenção, não é? Ah, eu sabia! Essa palavra é mágica! Ter algo bacana sem pagar nada por isso deve ser muito bom…

Nós, designers, (bota aí também os ilustradores e artistas gráficos) adoramos o que fazemos. Ninguém entra nessa área sem ter, no mínimo, muuuita paixão pelo que faz (particularmente, além da paixão, tenho um tesão indecente pelo design e um amor quase doentio por desenhar, criar e projetar). Isso leva muitas pessoas a confundir trabalho com prazer.

Nesses quase 23 anos de atuação, perdi a conta de quantos clientes, amigos e desconhecidos (!) me pediram logotipos, ilustrações ou ‘desenhinhos’ de graça. A maioria foi delicadamente recusada mas, confesso aqui publicamente meus pecados: já atendi alguns desses pedidos… Tá legal, vou falar a verdade… Já atendi VÁRIOS desses pedidos! (tenho culpa de ter muitos ‘amigos’?) Mas também tenho de dizer que, depois de longo tratamento 🙂 já estou quase curado dessa incômoda patologia!

E, não estou falando de filantropia, pois quando identifico trabalhos sociais bem intencionados, faço questão de atender e ajudar. Falo de pedidos sem remuneração, feitos para atender necessidades comerciais e corporativas. Coisa que vai gerar retorno, seja de imagem, de público ou até mesmo financeiro (lucro, grana, dinheiro!!!).

Ao longo desses anos, esses pedidos assumiram as mais variadas formas e vieram disfarçados sob os mais diversos argumentos.

Seguem os mais comuns:

> Não precisa ter pressa… Quando você tiver cinco minutinhos sobrando você faz…

> No momento a grana está curta, mas assim que der retorno a gente acerta!

> Faça esse trabalho de graça e no próximo eu nem pergunto o preço!

> Pagar eu não posso, mas vou divulgar seu nome para todo mundo!

> Você poderá divulgar seu nome junto com o desenho ou colocar sua assinatura na arte!

> Isso pra você é moleza…

> Tenho um amigo que faz de graça mas quero dar a oportunidade para você!

> É uma parceria: você faz de graça agora e ganha lá na frente!

> Faça uns esboços. Se eu gostar a gente acerta um preço.

> Não precisa ser nada muito caprichado…

> Faz aí depois a gente acerta!

> Ah, mais isso é diversão para você! Você faz brincando! (Vai dizer isso para uma ‘profissional do sexo’ para ver o que ela responde…).

Todas essas frases e pedidos me levam a acreditar que essas pessoas que pedem coisas de graça acham que:

> Eu não me alimento, não tenho contas para pagar e meu carro é abastecido com ar.

> Meus softwares são de graça e recebo meus computadores e equipamentos como doação.

> Minha conexão de internet é feita através de telepatia.

> Eu desenho por diversão, crio logotipos por prazer e projeto coisas apenas para ocupar o tempo.

> As idéias nascem na cabeça por geração espontânea.

> O Governo não me cobra impostos.

> Acho livros e material de pesquisa na rua (além de não me cobrarem ingressos em exposições e eventos).

> Recebi uma herança (grana pra nunca mais ter de trabalhar!) e resolvi virar uma espécie de ‘Madre Tereza de Calcutá’ do design, fazendo apenas caridade…

> Meu dentista, meu contador, minha faxineira e todos aqueles que prestam serviços para mim, trabalham por prazer, sem cobrar um centavo!

No ‘mundo real’, porém, a matéria prima do meu trabalho é uma equação muito bem balanceada. Ela é composta de TEMPO (um bem muito precioso!), IDÉIAS (fruto de mais de 30 anos de estudo e uma vida inteira de experiências), PROFISSIONALISMO (coisa rara nos tempos atuais) e CONHECIMENTO (resultado de todos os trabalhos feitos até hoje, incluindo os ‘de grátis’ e de MUITA pesquisa).

Isso tudo tem um valor. O valor que, quando é pago, reverte em benefícios enormes para quem me contrata, gerando muito retorno institucional e financeiro.

Design não é caro. A forma com que se investe nele (pagando por ele) é diretamente proporcional ao grau de seriedade que uma pessoa tem em relação ao seu empreendimento, seu pequeno negócio e sua própria imagem.

(Copyright – Morandini 2008)

11 Responses

  1. 30 junho 2008 at 9:04 pm

    Lígia,
    fiquei sem jeito!
    Quando uma ‘escrevinhadora’ tão talentosa, cheia de idéias prá lá de boas e uma das pessoas mais sensíveis e perspicazes que eu conheço dá esse aval a um texto seu, é dia ganho!

    Valeu!

    Beijos:

    Morandini

  2. alexandre wisintainer
    Responder
    2 julho 2008 at 5:14 pm

    Oi Ligia e Morandini, sinto-me na obrigação de lembrar-lhes (sei que vocês já sabem disso) que tratar identidade visual ou marca gráfica (como a Ligia gosta de chamar) de logotipo, é considerado um equívoco.

    Abraço,

    Alexande

  3. 2 julho 2008 at 7:17 pm

    Oi, Alexandre!

    A gente vive revendo os conceitos… depois de ler esse artigo aqui: http://www.designgrafico.art.br/pontod/mural/logomarca_erro.htm passei a admitir logotipo também. Mas ainda prefiro marca gráfica.

    Obrigada pela lembrança!

  4. 3 julho 2008 at 10:37 am

    Alexandre e Lígia,
    meu blog recebe visitas de estudantes, designers, artistas e… Leigos! Às vezes, em nome de uma maior fluência no entendimento dos textos, é necessário ser menos técnico e mais fluente nas idéias. O termo ‘logotipo’ é de entendimento geral. Marca gráfica, a meu ver, truncaria esse entendimento por parte do público não iniciado na área.
    Além disso não sou meio desencanado com a exatidão dos termos (leia este pequeno texto: http://blog.morandini.com.br/2006/12/11/logomarca-ou-logotipo ).

    Valeu pelo toque, Alexandre!
    Um abraço:

    Morandini

  5. Elisangela
    Responder
    26 novembro 2008 at 7:52 pm

    gostaria de saber se há algum livro gratuito para entregar as pessoa que gostariam de saber sobre esse assunto?
    Gostaria tambem de poder ter um ,mas não tenho nenhuma condição de pagar.
    Muito Obrigado

  6. Marcos Correa
    Responder
    10 dezembro 2008 at 4:18 pm

    tenho que criar um logotipo para meu quiosque, que será de recarga de cartuchos, vcs podem ajudar-me o nome segue abaixo.

    TEC & REC
    Tecnologia em recargas de cartuchos

  7. Eugenia
    Responder
    1 junho 2009 at 12:12 pm

    tenho que criar um logotipo para loja de movies e letrodomesticos,
    de inicio pensei no nome de Sonho de Lar- moveis e eletro, até me arrisquei em tentar criar algo. por favor me ajude, preciso dar uma virada na minha vida.

    Ligia Fascioni: Eugenia, leia o artigo novamente e com atenção…

  8. igor
    Responder
    7 agosto 2009 at 9:12 pm

    Oi Ligia, gostei muito do que voce disse e tambem fui um dos iludidos pela palavra GRATIS.

    Mas eu preciso de um logotipo para um projeto. Onde eu estudo temos um projeto, uma rádioe eu gostaria que voce fizesse um logo com o seguinte nome: ROTA DO ROCK e detalhes. Você faz isso para mim, por favor

    obrigado

  9. Eldio Silveira
    Responder
    1 setembro 2009 at 12:50 pm

    Lígia,

    Parabéns pela iniciativa de expor essas coisinha que a gente costuma ouvir por aí e fingir que é engraçado; e ainda ter que pedir desculpas por amar o que fazemos melhor: LIDAR COM UM DOM, CRIAR, INVENTAR, COLORIR, ILUSTRAR, SACAR, PENSAR, PRODUZIR, FAZER NASCER BROTAR DO NADA UMA IDÉIA E TORNÁ-LA ALGO TÃO FASCINANTE QUE VIVERÁ PARA SEMPRE SE O DONO, QUE A USA, QUIZER E SOUBER DELA CUIDAR.
    Beijos no seu coração ARTISTA…
    Não pare de SONHAR E REENVENTAR A VIDA ou a roda! rsrsrsrsrs

  10. 8 março 2010 at 4:32 pm

    Alguns dos comentários acima me deixaram com duas certezas: além de ‘pidonas’, algumas pessoas não sabem realmente ler. No começo, achei que os pedidos para criar logos eram piadas. Num segundo momento vi que eram sérios! Num terceiro momento, resolvi relaxar e rir pois vi que é caso prá lá de perdido…

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