Grávida de novo

Estou gerando mais um livro; vai ser minha primeira cria a ser distribuída exclusivamente em formato digital e vai ter mais ilustrações que todos os outros juntos. O título ainda não está definido, mas vai ser algo como “Coisas que você queria saber sobre GPS e não tinha para quem perguntar“.

Na verdade, o embrião estava incubado há mais de 20 anos, quando trabalhei como engenheira no projeto de um robô aéreo. Encontrei o boneco do livro (em papel) e achei o conteúdo tão bacana que resolvi reescrevê-lo com atualizações e refazer as ilustrações.

A ideia é que absolutamente qualquer pessoa, incluindo aquelas que odeiam matemática e física, consigam compreender como funciona um receptor de GPS (além de finalmente entender o que são as coordenadas de latitude, longitude, altitude e outros termos relacionados a navegação).

Está dando um trabalhão monstro, pois quase todas as páginas têm desenhos. Esse aqui ilustra a situação onde explico que, antes do GPS, os navegadores tinham que sempre andar ao longo da mesma latitude para não se perder; isso fazia com que existissem verdadeiras “rodovias” no oceano, lugares por onde todo mundo passava por uma questão de segurança. O lado ruim é que os piratas aproveitavam o movimento para fazer a festa; mais ou menos como hoje…

Já dá para ter uma ideia da brincadeira; mais um mês e acho que consigo terminar.

Ah, e se alguém tiver alguma curiosidade e quiser fazer perguntas para serem incluídas no livro, é só usar o campo de comentários; vou adorar!

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários