Ajudando a formar cidadãos, não consumidores

IMG_6592

Olha que interessante; há algumas semanas postei aqui uma notícia de que a polícia de Berlin tinha sido destacada para dar suporte às crianças que estavam indo pela primeira vez à escola, ensinando-as a atravessar a rua, respeitar o semáforo, etc.

Pois ontem saiu outra notícia dizendo que a Alemanha está começando a enfrentar um problema que já acontece no mundo todo: pais que levam as crianças à escola de carro e param em fila dupla, atrapalhando todo o tráfego na região.

Pois a solução que eles pensaram em Frankfurt foi fazer os policiais explicarem para os pais que, fazendo isso, eles estão não apenas prejudicando os outros cidadãos, como também colocando em risco a vida das outras crianças que vão para a escola a pé e de bicicleta. Além disso, é bom para o desenvolvimento da criança fazer pelo menos o último trecho sozinha (elas se tornam mais responsáveis, independentes e aprendem a reconhecer sozinhas os perigos da rua). Assim, para os pais que insistem em levar o filho de carro, há a opção de estacionar a uma ou duas quadras de distância para o filho fazer o último trecho de maneira civilizada, como as outras crianças.

Adoro a maneira como esse polvo resolve os problemas!

PS: Eles têm duas expressões engraçadas para descrever esse tipo de pai/mãe: os pais-táxi e os pais-helicóptero (que se pudessem entregariam o filho de helicóptero no pátio da escola; fizeram até um filminho para ironizar a situação).

Aqui o link da notícia (em alemão) com o vídeo: http://blog.zeit.de/fahrrad/2014/09/19/elterntaxis-schulweg/

Leave A Reply

* All fields are required