Embalagem nota 10!

A Tamara Monteiro realmente se superou no seu TCC. Ela bolou uma coleção inteira de embalagens sustentáveis para uma empresa de produtos naturais. Usou principalmente papel craft nos cones e sacos de grãos, além de sacolas e saquinhos de tecido de algodão orgânico que podem ser reaproveitados para recarga. Para reduzir custos e aproveitar o conceito artesanal, toda a estamparia foi feita com carimbos. A ilustração que ela criou lembra grãos e sementes; ficou linda!

Mas o diferencial mesmo ficou por conta das etiquetas. Tínhamos várias informações para colocar (data de validade, tabela nutricional ou dicas de consumo, além do nome do produto e o preço). Ia poluir tudo e ficar feio, então o jeito era quebrar a cabeça para achar uma solução elegante, sustentável, prática e barata.

Depois de uns 30 e-mails trocando ideias (ela mandava fotos com desenhos, protótipos e testes), a Tamara bolou uma etiqueta-origami em forma de folha que se desdobra. A folha fechada mostra apenas a informação principal (nome do produto) junto com a estampa. A folha aberta tem bastante espaço para as informações adicionais. Com carimbos modulares dá para customizar e diferenciar bastante as etiquetas sem gastar muito. Ah, não bastasse essa sacada, as etiquetas são feitas em papel semente, que depois de rasgado e plantado, dá florzinhas.

Essa menina não tem mesmo um futuro promissor? Parabéns, Tamara!

Esse saquinho de castanhas eu ganhei. Olha a etiqueta fechada.
Na etiqueta aberta dá para colocar qualquer informação sem estragar o visual.

Sobre o papel semente

O pessoal do Papel Semente me mandou amostras para teste. Eles separaram algumas sobras de clientes que não passaram no controle de qualidade de impressão.

Dividi a amostra com a Tamara e tratei logo de picar a minha parte em pedacinhos, enterrar e molhar bastante para acompanhar  o crescimento da Cosmea (florzinha parecida com a margarida). E não é que brotou?

papel-semente

8 Responses

  1. Avatar
    Erly Miranda
    Responder
    17 novembro 2009 at 2:08 pm

    Legal..gostei muito. Bem simples e eficiente.

  2. Avatar
    Clô♥
    Responder
    17 novembro 2009 at 2:44 pm

    Lindo trabalho e a etiqueta tem a forma (genérica) de uma semente. Muito bem bolado. Parabéns♥

  3. Avatar
    17 novembro 2009 at 2:57 pm

    Esse trabalho leva um 10 com louvor, hein?!

  4. Avatar
    Tamara
    Responder
    17 novembro 2009 at 4:06 pm

    Aixx que tudoOOOo..obrigada Ligia. AMEI muito tambem trabalhar com voce. MAs não esta livre de mim ainda hehe, vou encomodar ainda!!
    =*

  5. Avatar
    Cecília
    Responder
    18 novembro 2009 at 1:55 pm

    Oi Ligia,
    E o corte dessa etiqueta, muito caro?
    Obrigada, bjs,
    Cecilia

    Lígia Fascioni: Oi, Cecília. Olha, eu não sei, pois a Tamara só fez os protótipos e cortou tudo à mão. Mas penso que trata-se apenas de negociar com uma gráfica perto de você. Como vai ser bastante usado (por causa dos carimbos, pode-se usar sempre o mesmo molde de folha), o custo vai se diluir com o tempo.

  6. Avatar
    Keity
    Responder
    19 novembro 2009 at 10:22 am

    Estava presente na apresentação do TCC dela!
    Foi incrível mesmo! Parabéns!!!!!

  7. Avatar
    15 março 2010 at 3:59 pm

    Bem preciso o post, infos muito boas, adicionado ao meu buzz

  8. Avatar
    Lucia de Oliveira
    Responder
    10 janeiro 2011 at 12:53 am

    Olá tamara, antes quero parabenizá-la pelo seu maravilhoso trabalho, e se possível gostaria de ter informações mais precisas, você desenvolveu esta etiquetas, e embalagens, pra podutos que você confecciona ou para quem quiser comprar? sou artesã e trabalho com criações de produtos artesanais, e estou tendo uma certa dificuldade de encontrar embalagens diferenciadas e ecológicas para poder adicionar ao meu trabalho final, adorei suas etiquetas pois tenho dificuldade em colocar todas as informações do meu produto, e eesta idéia da embalagem é genial, podemos nos contactar? Loque que possível me informe como procedo para ter seu contato. Sucesso e um 2011 recheado de grandes idéias e concretizações, Parabéns!!! Aguardo um breve contato seu por email. Um abraço, Lucia de Oliveira.

Leave A Reply

* All fields are required