Parede voadora

Uma estação de metrô cujas paredes parecem ter saído diretamente de um conto das mil e uma noites, cobertas com tapetes voadores? Em Bruxelas tem!

Indo visitar o Atomium, que fica numa região afastada do centro, quase não acreditei quando passei pela estação Simonis, que liga as linhas 2 e 6 (mas essa parte Sherazádica é na plataforma da 6, ok?). Fui obrigada a descer para apreciar melhor a vista, não teve como.

Mas agora procurei por tudo e não encontrei razão para a decoração; a estação tem esse nome em homenagem ao escultor belga Eugène Simonis, cujo trabalho nada tinha a ver com esse estilo. Aparentemente os paineis (acho que são adesivos) não chamaram atenção de ninguém: não tem fotos, notas em guias, nada explicando (pelo menos não encontrei***). Como assim, ninguém notou essa belezura?

Bom, pelo menos vocês já estão sabendo: quando forem ao Atomium  em Bruxelas, fiquem ligados nas estações de metrô no caminho (tem outras bem bacanas, mas achei essa a mais diferente).

IMG_6704

IMG_6706

IMG_6705

IMG_6707

IMG_6709

IMG_6708

Quer conhecer mais coisas bacanas sobre essa cidade linda? Clique aqui: Arte de rua Bruxelas.

*** Nada como procurar até encontrar: descobri que esse painel faz parte de um projeto maior que inclui todas as estações de metrô de Bruxelas. Aqui tem um link para o catálogo com todas elas (gente, como tem coisa linda! Necessito voltar logo!). Olha o que é dito sobre essa obra, da artista belga nascida em Ghent, Berlinde De Bruyckere:

O painel, inaugurado em 2007, é composto por placas de cimento esmaltado aplicadas à parede. Os desenhos sobre estas placas formam um motivo repetitivo que remete a azulejos, tapetes, cobertores e papeis de parede. São motivos semelhantes aos encontrados ao longo dos séculos em casas de diferentes culturas. Como os temas são reconhecíveis por muita gente, eles dão ao passageiro uma sensação reconfortante de familiaridade. As junções entre as placas são encaixáveis, formando um quadro com várias combinações possíveis. A cor do piso e do ambiente foram pensadas para se integrar ao painel.

4 Respostas

  1. silvia helenice nitschke
    Responder
    20 setembro 2015 at 9:48 am

    Já procurou se informar na Prefeitura? Talvez eles tenham anotacoes do pq desse tapete mágico…

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários