Os fãs de toy art piram!

Bom, descobri uma galeria especializada em coleções, a Me Collectors Room Berlin/ Stiftung Olbricht. Pois a mostra da vez era uma coleção de desenhos, cartoons, brinquedos e toy arts pertencente ao alemão de origem turca Selim Varol (ele mora em Düsseldorf). Gente, sério que eu nunca vi uma coleção tão grande; mais de 15 mil peças de todos os tipos, tamanhos e cores, e considere que ele só tem 39 anos.

Não sei onde é que o Selim guarda isso tudo quando não está expondo (acho que ele deve ter uma galeria em casa). A parte de desenhos é incrível, bem-humorada e cheia de críticas à sociedade de consumo (veja só). Aí a gente sobe uma escada e realmente começa a surpresa: o moço deve ter um toy art de cada tipo que existe no mundo, só pode.

O colecionador com nome de banco de bicicleta resume numa frase a sua paixão pelos desenhos e brinquedos:

“Minha coleção sou eu – minha infância, meus amigos, meus herois, meus personagens, o que eu gosto, o que me move. Imagens para a minha jornada: ‘em casa eu sou um turista’” (Selim Varol)

A galeria é muito bacana e bem estruturada; tem um café/restaurante charmosíssimo, uma lojinha com livros tentadores e dois andares com salas bem grandes − vale cada centavo do ingresso. E o mais legal: eles deixam fotografar tudo!

Então aproveita e convida a criança que mora em você para vir comigo ver a exposição; certeza que você vai gostar!

Legal, né? Pois isso não é nem o começo! Clique aqui e vá lá no Flickr para ver a exposição toda.

Ah, se você se interessa pela discussão das relações entre toy art e design, já escrevi a respeito; é só clicar aqui.

2 Responses

  1. Avatar
    2 agosto 2012 at 5:09 pm

    Legal, muito interessante.

  2. Avatar
    Mateus
    Responder
    3 agosto 2012 at 11:34 am

    Bem legal esse post! eu curti!

Leave A Reply

* All fields are required