Upcycling na moda

O mundo está cheio de bem-intencionados tentando ser ecologicamente corretos promovendo a reciclagem, mas ela não é a coisa mais inteligente a se fazer, muito menos promover, pode acreditar. A reciclagem parte do princípio em que você destrói um material que sobrou de algum processo produtivo ou o resto de um processo de consumo, insere energia (tipo calor, energia elétrica, etc) e o transforma em alguma coisa barata, de menor valor. Exemplo: garrafas PET derretidas e transformadas em mais garrafas PET. Ok, isso é melhor que manter o lixo, mas bom mesmo é não consumir tanta garrafa PET, concorda?

Melhor que reciclar é reutilizar, revalorizar o material. O termo técnico para isso é upcycling (o oposto é o downcycling, que é bem traduzido pela reciclagem clássica).

Na moda, o upcycling acontece quando você reforma uma roupa, por exemplo, provendo-a de mais valor ainda do que já tinha.

Na Alemanha, berço do partido verde, existe uma grande preocupação com esses processos, inclusive na indústria da moda, uma das grandes responsáveis por incentivar o consumismo desenfreado.

Pois eis que estava me perdendo em Prenzlauerberg (sempre que vou a algum lugar, experimento um caminho diferente só para me perder um pouquinho…rs) e achei essa loja sensacional, toda forrada com um tecido branco e decorada com camisas pretas de verdade (do lado de fora!).

Essa loja é sede de um movimento chamado upcycling-fashion e promove/divulga concursos entre estilistas, cursos de formação, fóruns, debates e muito mais para os interessados no assunto (para saber mais, clique aqui).

Olha só que coisa mais sensacional!

IMG_2709

IMG_2707

IMG_2711

IMG_2713

3 Responses

  1. Avatar
    17 março 2014 at 1:39 pm

    Muito boa a matéria Lígia!!

  2. Avatar
    clotilde Fascioni
    Responder
    17 março 2014 at 2:27 pm

    Que louco meu…. muito legal.

  3. Avatar
    20 março 2014 at 7:18 am

    A-do-rei!

    Beijos e sucesso!!!

Leave A Reply

* All fields are required