Meu muro caiu

É triste, é revoltante, é de se indignar.

A East Side Gallery, à beira do rio Spree, um pedaço original de 1,3 km do muro de Berlin, sobrevivente do desmonte e plataforma para 106 artistas do mundo inteiro celebrarem a liberdade, está com sua integridade física ameaçada. O projeto, de 1990, é considerado a maior galeria de arte a céu aberto do mundo.

Na verdade, era.

Uma incorporadora resolveu construir um condomínio de luxo bem atrás do muro (com vista para o rio) e simplesmente vai derrubar 23 metros dele. As autoridades fingiram-se de mortas, os artistas sequer foram avisados e as máquinas invadiram o local dia primeiro de março, sexta-feira. Uma grande manifestação aconteceu no local e os moradores não se conformam (não é para menos).

Chega a ser surreal de tão absurdo; um patrimônio da humanidade, um museu tão importante ser desrespeitado dessa maneira. Estamos, infelizmente, meio que acostumados com comportamentos assim no Brasil, mas, pelo jeito, “a força da grana que ergue e destrói coisas belas” é inexorável em qualquer lugar do mundo. Daqui a pouco alguém vai dizer que o Portão de Brandemburgo está ocupando uma área nobre e pedir para derrubá-lo também. Só falta.

Hoje foram 6 mil pessoas protestar contra tal barbaridade; estive lá e constatei: os policiais, que deviam estar a postos para proteger essa herança cultural, estão servindo de leões de chácara para a tal empreiteira para garantir a destruição sem a interferência de manifestantes. Olha, é de dar vergonha mesmo.

Bem escreveu um jornalista do Der Tagesspiegel: isso é o resultado da atuação de empreiteiros grandes e políticos pequenos.

Políticos minúsculos, eu diria.

Bom, passei a tarde de sábado documentando todas as obras, uma a uma, pois não sei por quanto tempo ainda continuarão lá. É um prato cheio para criativos, mas é também minha contribuição para as pessoas se darem conta do que estão jogando fora…

Para visitar a galeria pelos meus olhos, vá ao álbum no Flickr clicando aqui.

E chore.

Policial do lado errado da força
Sexta-feira só conseguiram derrubar esse pedaço
Dias contados...
Está faltando amor no mundo
Se prestassem atenção nas mensagem dos artistas, não cometeriam essa atrocidade

Veja todas as obras da galeria clicando aqui.

3 Responses

  1. Avatar
    4 março 2013 at 7:09 am

    Que coisa! Pensei que esse tipo de coisa só acontecia do lado de cá do Atlântico.

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      4 março 2013 at 4:58 pm

      Oi, Andre!

      Mas eu não disse que ele iria cair de todo, apenas que iriam tirar 23 metros… é que esse pode ser o começo da destruição total sim, pois, como você viu na reportagem, há outro condomínio com as mesmas intenções nefastas. Tomara que não consigam….

      Abraços,

Leave A Reply

* All fields are required